Blog Prevenção de Perdas

12 dicas para identificar suspeitas de furto no varejo

Written by Anderson Ozawa | 06-12-2017 16:18

Como já diz o termo, a Prevenção de Perdas atua para diminuir e prevenir a incidência de oportunidades de furto no varejo. Seja com tecnologia ou com estratégias de arquitetura, passando por treinamento de equipe, é importante que o varejista esteja sempre atento à movimentação em seu estabelecimento, uma vez que os outros fatores que levam alguém a furtar independem da sua ação. Trouxe um assunto tratado em meu recente livro Pentágono de Perdas (que você pode adquirir aqui) para auxiliar os varejistas a identificar atitudes suspeitas que podem indicar um potencial furto no varejo.

Um bom planejamento de Prevenção de Perdas deve buscar capacitar os colaboradores que atuam na área de vendas das unidades de negócio, de maneira a poder identificar corretamente atitudes suspeitas, típicas de furtantes, com a finalidade de inibir o furto.

É importante quebrar um paradigma neste momento: não existe perfil suspeito, existem atitudes suspeitas. É preciso deixar claro que nunca foi possível afirmar que sexo, raça, cor ou classe social indiquem se uma pessoa é ou não um furtante do varejo. O foco deve ser sempre nas atitudes e não no perfil da pessoa.

Qualquer pessoa com atitudes suspeitas deve despertar a atenção dos colaboradores para que eles possam evitar os furtos. Mas, para isso, é preciso conhecer ações corriqueiras de um possível furtante do varejo. Confira as mais comuns:

 

  1. Várias camadas de roupa ou roupas largas
  2. Esconder mercadorias dentro da roupa, bolsa
  3. Carregar uma bolsa grande
  4. Embalagem aberta, com lacre violado na área de vendas
  5. Apresentar sinais de nervosismo
  6. Embalagem com peso acima do normal no momento do registro
  7. Andar pela loja por muito tempo
  8. Código de barras danificado, amassado, rasgado ou trocado
  9. Permanecer em áreas de alto risco
  10. Código de barras sobre código de barras
  11. Pegar muitas unidades do mesmo produto
  12. Abandonar o carrinho em uma área isolada

 

E lembre-se sempre: Qualquer coisa diferente do normal é uma ATITUDE SUSPEITA!

 

Este artigo foi adaptado do livro Pentágono de Perdas – Transformando Perdas em Lucro, do autor e especialista Anderson Ozawa. Para ficar por dentro de todos os assuntos do livro, você pode comprá-lo agora mesmo neste link. Aproveite para compartilhar o conteúdo também com sua equipe!

 

 

Mais informações sobre furto no varejo:

5 dicas para evitar perdas de Produtos de Alto Risco

Como identificar furtos e tipos de furtantes do varejo

4 lições sobre furtos internos que aprendemos com os americanos