A conectividade e a comunicação realizada por computadores, celulares e dispositivos inteligentes através da internet, estão criando novas possibilidades de gerir as empresas de varejo. Não apenas novas formas de venda surgem, mas também novas maneiras de os varejistas gerirem a segurança de suas lojas. Através da tecnologia para segurança e conectividade no varejo, os níveis de segurança podem ser melhorados, além de trazer a possibilidade de otimizar a rotina do varejo com a extensa fonte de informações geradas com o uso da tecnologia. Dados tão importantes podem ser usados para melhorar a eficiência e beneficiar a experiência de compra dos clientes. Na Revista Global, apresentamos alguns exemplos de como os sistemas de segurança conectada podem ser úteis aos varejistas, como reproduzimos abaixo.
Quando um item com alarme acoplado passa por uma antena antifurtos do sistema de vigilância eletrônica, o alarme é disparado. Através da tecnologia para segurança e conectividade no varejo, associando EAS e CFTV, é possível ter uma imagem da área onde o alarme disparou, que é enviada via internet para o agente responsável pela segurança. Um procedimento como este permite que o agente de segurança identifique o suspeito de disparar o alarme, podendo assim planejar com cuidado como será feita a abordagem.
Relacionando os dados gerados por diversos sistemas de segurança, como CFTV e gestão de numerário, é possível detectar fraudes e furtos internos com mais rapidez. Com os sistemas conectados, transações estranhas ou foram do comum são identificadas com mais facilidade, alertando imediatamente os responsáveis pela segurança.
É assim que acontece com o sistema de gestão de PDV, Gatecash, que identifica em tempo real as fraudes ocorridas na Frente de Caixa. Saiba mais sobre este produto, clique aqui.
Ao invés de realizar a contagem manual das notas, os varejistas, ao adquirirem sistemas de gestão de numerário como o Cofre Inteligente, passam a realizar a contagem automática. Além disso, a tecnologia para segurança e a conectividade no varejo também permitem que o sistema de gestão de numerário monitore os níveis de dinheiro depositado em cada cofre e informe ao responsável pelo recolhimento dos valores. O procedimento de recolhimento de dinheiro só poderá ser realizado por um usuário pré-definido, através de códigos de utilização únicos. Procedimentos como este permitem um acesso mais controlado aos cofres de back-office.
Os sistemas de segurança geram dados importantes, que podem ser aproveitados pelos gestores de varejo, mas que são constantemente descartados. Sistemas de CFTV, por exemplo, podem ajudar na contagem de visitantes a um determinado estabelecimento. Esta informação sobre fluxo de clientes em uma loja é essencial para melhorar a distribuição de funcionários e, consequentemente, o atendimento. Além disso, o fluxo de clientes também pode ser utilizado para analisar se uma determinada campanha ou vitrine está surtindo o efeito desejado. São informações importantes que podem auxiliar não só a loja em tempo presente, como também futuras ações de marketing.
Para saber mais sobre tecnologia para segurança e conectividade no varejo, acesse abaixo nosso SlideShare e confira, na íntegra, a edição 2017 da Revista Global.
*Este artigo foi originalmente publicado na Revista Global #5.
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