Desde 2010, a rede carioca Princesa Supermercados tem investido em tecnologia para combater as perdas ocorridas em suas lojas e centro de distribuição. Com este investimento contínuo, os resultados vêm sendo cada vez melhores e mais visíveis. As perdas reduziram consideravelmente ao longo dos anos, chegando ao menor valor na última avaliação da rede. O foco do Princesa são ferramentas como as antenas antifurtos e desativadores, mas agora com um diferencial: a tecnologia EASi ou EAS inteligente que, conectada à internet, possibilita a geração de dados organizados a partir do funcionamento diário dos sistemas, como contamos na Revista Prevenção de Perdas 2020 e você pode conferir aqui.
O gerente da rede, André William Lodrão, relembra a parceria com a Gunnebo foi fundamental para atingir resultados tão significativos. Ele destaca que as soluções EASi foram as grandes responsáveis pela melhora operacional das lojas. A tecnologia EASi da Gunnebo, que potencializa o uso dos já tradicionais sensores antifurtos ao contar com os sistemas em rede, coleta de dados e métricas, trazendo impactos extremamente positivos para o Princesa. Testar e implantar os equipamentos não só minimizou as perdas, como gerou uma maior lucratividade para a rede.
Com os dados fornecidos pelas ferramentas, a rede pode começar a atuar diretamente nas lojas críticas, criando metodologias preventivas com base nas análises de furtos e no acionamento das antenas. Com esta mudança, as abordagens passaram a ser mais assertivas. Uma tecnologia fundamental para que o Princesa possa mensurar seus indicadores e, a partir deles, promover suas ações.
“As etiquetas antifurtos, aliadas às antenas, são muito eficientes. A realidade é que a prevenção de perdas só é eficiente se for sustentada sobre um conjunto de medidas nos quais umas possam influenciar as outras. A prevenção isolada ou localizada geralmente não é eficiente, não adianta ter uma boa segurança na loja se o sistema tecnológico/preventivo simplesmente não existe”, afirma o gerente William Lodrão.
Interface gráfica conectada na API Google para resgatar horário de abertura das lojas e visão global do funcionamento, facilitando a gestão de toda a rede;
Quer conferir este artigo na íntegra? Acesse agora mesmo, gratuitamente, a nova edição da Revista Prevenção de Perdas 2020, que você pode baixar clicando aqui. |