O varejo brasileiro evoluiu muito nos últimos e, com ele, o profissional de arquitetura seguiu o mesmo caminho. Hoje, questões como técnicas de iluminação, interiores, visual merchandising e design de uma rede, por exemplo, são tão fundamentais quanto capacitar uma boa equipe de vendas no atendimento. Um dos maiores nomes do design estratégico no varejo do país, Manoel Alves Lima, Diretor da FAL Design, é enfático: bonito, atraente, e encantador, um projeto deve ser capaz de refletir o posicionamento da marca, destacar os seus diferenciais competitivos e orientar o consumidor.
Segundo Manoel Alves Lima, a primeira avaliação que qualquer pessoa faz ao entrar em uma loja é do seu visual. “Na hora em que ela olha para um estabelecimento bem projetado, entende bem o seu propósito, como a faixa de preço e a quem se dirige. Esse cenário existe por causa do design, que tem o objetivo de qualificar e valorizar produtos e serviços. O design é o primeiro contato com o público”.
Ainda de acordo com Alves Lima, o arquiteto do varejo tem capacidade em, por meio de um projeto bem elaborado de design, causar boa impressão, agregar força comercial, organização e segurança ao varejo. “Um bom visual materializa atributos no ponto de venda. A qualidade do design está direcionada ao sucesso da rede”, comenta.