Blog Prevenção de Perdas

Índice de perdas no varejo é o maior desde 2002, diz pesquisa

Written by Adriano Sambugaro | 12-02-2015 15:19

É alarmante: os índices de perdas no varejo cresceram, segundo os últimos dados coletados pelo IBEVAR. Desde as primeiras pesquisas, que datam de 2002, este é o maior índice já registrado: 2,31% contra 1,82% registrados em 2013. É um aumento significativo e preocupante, que mostra não só um menor lucro para as empresas, como também a necessidade de maiores investimentos para combater estes índices.

Esse foi o tema da matéria divulgada pelo Diário do Comércio que entrevistou diversos especialistas do mercado do varejo, dentre eles o consultor do SEBRAE especializado no varejo e também nosso colunista Gustavo Carrer. A discussão traz à tona, mais uma vez, a falta de debate e investimento em Prevenção de Perdas, que é uma das possíveis causas do aumento deste índice.

Para Gustavo, é extremamente importante investir em Prevenção de Perdas. Equipar as lojas com CFTV, espelhos, antenas e etiquetas é um dos passos que o especialista destaca como essenciais para garantir que a loja esteja segura e, consequentemente, lucrando mais. Além disso, ele recomenda que os estoques sejam bem controlados e que é determinante manter as equipes de funcionários bem treinadas, para aliar à tecnologia aos processos do dia a dia do varejo.

O índice de 2,31% registrado no Brasil é um dos maiores do mundo e bem distante da média mundial que é de 1,36%. Ao comparar os índices brasileiros com os europeus, Gustavo levanta a hipótese de que o investimento em tecnologia antifurtos feito pelo varejo na Europa seja bem maior do que o investimento do nosso país. A conclusão, segundo a matéria, é que “provavelmente, o índice de perdas do varejo na Europa pode ser menor do que o do Brasil porque os lojistas coíbem de forma mais intensa o furto no mercado europeu”.

Quer saber mais sobre a pesquisa? Confira os dados na íntegra acessando o Diário do Comércio.