A conscientização dos varejistas sobre a relevância da Prevenção de Perdas sempre esteve em nossa pauta. Muitas vezes, ficamos surpresos ao perceber que os varejistas ainda não visualizam o efeito direto na lucratividade que ações de combate às perdas podem trazer. Entendemos que este fato se deve, em parte, à falta de conhecimento, mas também, principalmente, à falsa sensação de que investir em prevenção custa caro ou de que não vale a pena para o médio e pequeno porte. Esta é uma percepção falsa que pode ser facilmente desmentida ao se conhecer melhor as diversas soluções disponíveis e ao analisar a experiência de quem já investe e colhe os resultados.
Pensando nisso e aproveitando a época dos eventos regionais APAS, firmamos parceria com a AOzawa Consultoria, empresa de consultoria e serviços para gestão de varejo e educação corporativa, que atua em prevenção de perdas, estoques, operações, segurança e riscos, com foco no varejo, em todos os seus segmentos. Ao longo das Regionais, visitaremos 14 cidades do interior de São Paulo (veja calendário em http://bit.ly/MwGI30) e, a cada evento, levaremos para os visitantes do estande da Gunnebo Gateway dois benefícios:
1) Para todos os visitantes cadastrados, será realizada gratuitamente a palestra in company "Prevenção de Perdas e Aumento da Lucratividade", realizada por um especialista em Prevenção de Perdas para o Varejo da Gunnebo Gateway;
2) Entre os visitantes cadastrados, serão sorteados 02 serviços de Diagnóstico com o uso do Pentágono de Perdas, realizado pela AOzawa Consultoria.
O trabalho de diagnóstico é um dos mais importantes do processo de consultoria em prevenção de perdas. Através dele é possível identificar todas as oportunidades no negócio e as ações de prevenção de perdas necessárias para atingir seus objetivos.
O diagnóstico consiste na avaliação:
- Dos processos operacionais e as oportunidades para controle e redução das perdas em Lojas e CDs;
- Dos processos corporativos que têm influência nas perdas;
- Da estrutura de prevenção de perdas atual e mudanças necessárias;
- Do nível de cultura de prevenção de perdas na empresa;
- Dos indicadores e relatórios existentes.
O produto final é a apresentação de um quadro com as oportunidades identificadas, seu grau de impacto e complexidade, além da sugestão de melhorias e o tempo de desenvolvimento, implantação e acompanhamento no negócio.
Assim, conseguimos unir a conscientização sobre Prevenção e a seriedade com que esse tema deve ser tratado a uma aproximação e tratamento individualizado aos varejistas. Começaremos pelo interior de São Paulo, e esperamos conseguir atender a um grande número de varejistas.
E se você é de outra região e ficou interessado, entre em contato para iniciarmos o planejamento de uma ação similar em sua cidade.