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Pentágono de Perdas: Elementos para um programa estratégico e sustentável de prevenção de perdas

Written by Anderson Ozawa | 06-11-2013 11:43

A metodologia para um programa estratégico e sustentável de prevenção de perdas é o Pentágono de Perdas, que é constituído de cinco elementos indispensáveis e que se relacionam entre si. Qualquer tentativa de estabelecer uma área de prevenção de perdas sem um destes elementos fatalmente não terá sucesso.
As principais atribuições e competências destes elementos são:

• PROCESSOS:

- Mapeamento dos processos da empresa;

- Gestão dos riscos e vulnerabilidades identificados no mapeamento;

- Formalização dos processos através da implantação de normas, procedimentos e políticas;

- Implementação de boas práticas em cada processo mapeado, a fim de obter ganhos e controle;

- Adoção de uma política de riscos e prevenção de perdas;

- Estabelecer um código de ética em todos os níveis da empresa, internos e externos.

• PESSOAS:

- Desenvolvimento e manutenção da cultura de prevenção de perdas e gestão de riscos;

- Promover o endomarketing através de campanhas, materiais lúdicos, etc.;

- Boas práticas no processo de seleção e desligamento de colaboradores;

- Programas de treinamento introdutório, contínuo e reciclagem, com desenvolvimento de ferramentas como e-learning.

• INFORMAÇÃO:

- Estabelecer programas de auditorias presenciais;

- Com uso de tecnologia, implantar auditorias à distância;

- Gestão estratégica dos inventários, adotando inventários rotativos como gestão de negócio e gerando informações para uso no negócio;

- Geração de relatórios gerenciais e painéis de controle para gestão.

• TECNOLOGIA:

- Garantir a proteção dos ativos, através da proteção eletrônica de produtos, circuito fechado de TV, controles de acesso, alarmes perimetrais, etc.;

- Obter velocidade e eficiência no processamento de grandes volumes de dados, por exemplo, em transações nos PDVs (monitoramento de caixa);

- Monitoramento contínuo e consistente das operações;

- Estabelecer controle entre a operação ideal e a operação real.

• INDICADORES:

- Dashboards com os principais indicadores de desempenho (perda geral, perda por região, perda por categoria, top 10 produtos, etc.);

- Estabelecer metas qualitativas com envolvimento de toda a operação e gestores;

- Monitoramento do desempenho e antecipar ações caso o desvio seja alto;

- Direção dos trabalhos e assertividade nas ações.

Os trabalhos de uma consultoria que utilize esta metodologia garante uma implantação em menor tempo [cerca de 1 ano], e consequentemente, os resultados de redução e controle de perdas começam a impactar o aumento dos lucros com rapidez. Isso faz com que o retorno do investimento em uma consultoria de diagnóstico e implantação aconteça antes do planejado.

O desenvolvimento interno geralmente tem maior duração, fato este que leva as empresas a desistirem do programa, por não sentirem o impacto nos números. E, quando há impacto nos números – com a redução da “gordura” da perda – não se consegue manter o programa por falta de estrutura estratégica e de metodologia, que tem como resultado, o retorno da perda, só que desta vez, com mais força.