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Comunicação como ferramenta essencial para a prevenção de perdas

Written by Adriano Sambugaro | 17-06-2013 18:22

Em entrevista à edição 2013 da revista “Prevenção de Perdas” da Gunnebo Gateway, Marcelo Tavares apresentou algumas dicas de como usar a comunicação de forma eficaz para prevenir perdas. O executivo tem mais de 20 anos de experiência em gestão de prevenção de perdas, estoques, riscos empresariais, segurança patrimonial, fraudes, auditoria interna e segurança do trabalho em empresas de varejo nacionais e multinacionais. Confira as principais dicas sobre o uso dos instrumentos de comunicação que a equipe Sobre o Varejo selecionou para você.

1. Aproxime-se de seus colaboradores
Ele explicou que para ter um programa de prevenção de perdas eficiente é fundamental estabelecer um relacionamento próximo e transparente com todos os colaboradores da empresa. Para Marcelo Tavares, a comunicação “deve ter como meta principal a divulgação das estratégias da empresa e também se traduzir num elemento motivador para a colaboração e a ampliação do conhecimento de todos”.

2. Utilize ferramentas variadas
Criar um Comitê Interno de Prevenção de Perdas, realizar workshops, elaborar procedimentos operacionais, manuais, normas e boas práticas são ações que fazem a diferença no combate às perdas. “No comitê, é interessante que os integrantes possuam poder de decisão e que as reuniões ocorram com frequência, sempre estabelecendo ações, responsáveis, prazos e acompanhamento”, revela o consultor.

3. Não descuide da organização
Para completar os passos e atingir o objetivo de reduzir as perdas, Marcelo Tavares avisa que a organização é indispensável. “Todas as ações que de forma direta ou não ajudam no combate às perdas devem ser registradas e disseminadas àqueles que devem executá-las ou cumpri-las. Essa padronização contribui muito para que toda organização fale a mesma língua evitando falhas”, afirma.

Além de ser essencial para prevenir as perdas, os instrumentos de comunicação apresentam também a vantagem de o custo para investimento ser baixo. “Muitos deles demandam apenas de força de trabalho. Assim, não há razão para que qualquer empresa, independente de seu porte, deixe de utilizá-los. Ainda que haja algum investimento, o retorno é garantido”, conclui Marcelo Tavares.