Blog Prevenção de Perdas

Loja bonita e protegida

Written by Adriano Sambugaro | 27-11-2012 12:19

Segurança é um fator básico na hora de montar ou reformar lojas de qualquer tamanho. Esse é um dos investimentos mais importantes na luta diária contra a redução de perdas provenientes de furtos internos e externos.
Dois renomados arquitetos mostram que seus projetos, além de embelezar a loja para encantar o consumidor e facilitar o acesso aos produtos oferecidos, incorporam com harmonia os equipamentos de proteção.
Para Manoel Roberto Alves Lima, sócio-diretor da Fal Design Estratégico para Varejo, itens de segurança são cada vez mais imprescindíveis, tanto no segmento de luxo como no popular. “Temos de criar vãos de acessos dentro das modulações certas para a inclusão das antenas, desenvolver elementos junto aos pórticos de entrada que absorvam a sua largura e especificar os equipamentos com o acabamento mais adequado”, exemplifica o arquiteto.
Julio Takano, da Kawahara Takano Soluções para Varejo, que atua no mercado latino-americano há mais de 20 anos, vai além: “A escolha dos equipamentos adequados para a prevenção de perdas é o fator-chave de sucesso para a exposição dos produtos”, afirma. Ele ressalta que a arquitetura de varejo, merchandising, comunicação visual e design de equipamentos são instrumentos que contribuem para o reposicionamento estratégico dos varejistas, “porque mais que embelezar por meio da mostra criteriosa, os produtos são hipervalorizados, tornando-se desejados”.

Discreto e eficiente
Manoel acredita que, via de regra, a primeira opção para a escolha de equipamentos contra roubos e furtos nos estabelecimentos recai pelos mais discretos. Mas há casos em que se opta por deixar evidente que a empresa tem foco na segurança. Às vezes, uma antena visível é bem mais eficiente e recomendável, porque inibe a contravenção. “O design das antenas de primeira linha é muito bom, e não podemos dizer que a sua presença irá comprometer irremediavelmente a estética da loja”, comenta.
Takano concorda, porque “equipamentos discretos com uma linguagem minimalista não interferem no design dos produtos expostos, e, ao mesmo tempo, comunicam de forma clara ao consumidor que a experimentação no ponto de venda é uma premissa muito importante”.
Manoel acredita que o design dos equipamentos de segurança tem procurado adequar-se aos projetos das lojas para propor soluções mais apropriadas.

Pequenos, médios e grandes
Não há dúvida. A incorporação de sistemas de segurança é a melhor alternativa para a prevenção de perdas nos estabelecimentos. Takano conta que orienta os clientes a aderirem à iniciativa. Prevenção de perdas não é um privilégio somente dos maiores. “Hoje, com a concorrência acirrada, buscamos o máximo de rentabilidade no ponto de venda”, avisa. “Em projetos de grandes formatos, normalmente, esses equipamentos são incluídos. Poucas vezes, temos de alertá-los. Já nos de médio e pequeno formatos, o desconhecimento e a viabilidade econômica ainda imperam, e o nosso trabalho de ´evangelização´ ainda é complexo.”
Manoel acrescenta que vários lojistas têm considerado essencial a adoção de um projeto arquitetônico com a inclusão de itens de segurança. Ele orienta a busca de soluções que colaborem para que os números fiquem ainda mais interessantes aos olhos do varejista.