Na primeira parte desse post (http://bit.ly/1lpgAWE), apresentei uma visão geral da Euroshop 2014, com seus números grandiosos, e ofereci uma primeira percepção sobre as principais tendências sinalizadas pelos expositores.
Desta vez, apresento uma pequena amostra das novidades que mais chamaram a atenção na feira, mantendo o foco nas inovações que melhoram de fato as relações das lojas com seus clientes, a tecnologia que humaniza.
Experiências sensoriais
No atual ambiente de negócios do varejo, com tantas opções de canais de compra (omini channel), está cada vez mais difícil trazer os consumidores até as lojas tradicionais “com paredes e vitrines”.
Oferecer experiências de compra diferenciadas tem sido a estratégia escolhida por muitos varejistas para conduzir de volta às lojas de rua e shopping clientes ariscos e exigentes.
Muitos expositores da Euroshop exploram essa oportunidade de negócio, oferecendo soluções para os varejistas aprimorarem as experiências sensoriais de suas lojas.
Para as vitrines, um dos destaques são as telas de LCD touchscreen transparentes, que oferecem interatividade e a capacidade de expandir os produtos expostos. Holografias e outros tipos de efeitos especiais em três dimensões também estão entre os dispositivos apresentados para atrair clientes para as vitrines através do impacto visual.
Para clientes que ainda não entraram na loja, surgem sistemas de áudio direcionais bastante sofisticados, permitindo que somente clientes que se aproximem, ouçam trilhas sonoras relacionadas aos produtos expostos.
Dois ótimos exemplos de aplicação da tecnologia sonora puderam ser experimentados ali mesmo em Dusseldorf: passeando pela avenida Königsalle foi impossível não ser atraído pelo lindo canto de pássaros vindo das vitrines da Eickhoff e, da mesma forma, a música da vitrine da grife Sarar que combinava perfeitamente com a coleção exposta.
No campo das experiências sensoriais, outros expositores apostaram nas assinaturas olfativas como forma de criar memórias afetivas e assim construir a lealdade dos clientes.
Entre os destaques das experiências olfativas estão os equipamentos programáveis que disparam aromas no interior da loja, sempre medida certa, sem sobrecarregar a equipe que permanece o dia todo naquele ambiente; cartões de visita feitos de cerâmica da Lês Perfumables (www.lesparfumables.com), que mantêm o aroma escolhido pela loja por até um ano, e um dispositivo inovador da Aromaco (www.aromaco.co.uk) que quando instalado no teto emite um aroma ao cliente pisar em uma área específica, delimitada por uma projeção no chão.
Automação inteligente
Segundo pesquisa da IBM – Smarter Commerce Retail, a demora no caixa é considerada a segunda pior experiência de compras no varejo para 69% dos consumidores, perdendo apenas para a ruptura de produtos, com 77%.
Outra pesquisa, da Time Trade - Retail Industry Executive Survey, realizada com os principais executivos do varejo do mundo - reporta que 70% dos varejistas entendem que seus consumidores aguardam 5 minutos ou menos antes de se irritarem, sendo que uma parcela significativa deixam a loja sem comprar nada.
Se uma das mais importantes formas de construir diferenciais competitivos atualmente é oferecer experiência sensoriais inesquecíveis, o primeiro passo é eliminar as más experiências. Não adianta a loja possuir um visual incrível, som e aromas impecáveis, se o check out é lento.
Para reduzir ou eliminar essas percepções negativas, duas tecnologias se destacam: a primeira é da Motorola, cujo sistema de monitoramento com câmeras mede o tamanho da fila e o humor dos clientes, acionando o gerente à medida que determinados parâmetros são detectados. Assim, o gerente pode autorizar a abertura de um caixa adicional, reduzindo o tempo de espera e melhorando o humor dos clientes.
Outro grande destaque da Euroshop foi o Safepay (http://bit.ly/Safepay) da Gunnebo, um caixa inteligente em que toda a operação de check out é realizada sem que o funcionário tenha acesso ao numerário. Os pagamentos realizados em dinheiro são inseridos diretamente no equipamento, que confere a autenticidade das notas e dá o troco automaticamente. As notas e as moedas ficam o tempo todo protegidas dentro do cofre.
Além dos ganhos de segurança da operação como um todo, o principal impacto na redução das filas ou melhoria no atendimento é o fato de o caixa poder ser operado por qualquer funcionário, a qualquer momento, sem ter necessidade de conferência do dinheiro a cada abertura e fechamento de caixa.
Com esse tipo de sistema é possível abrir caixas imediatamente, conforme a demanda dos consumidores e, da mesma forma, liberar o funcionário para outras funções, também imediatamente, quando a demanda cair. Assim, a loja pode oferecer atendimento rápido no check out e ainda manter uma atenção maior na área de vendas, tudo isso com um número menor de funcionários. Mais uma prova de que a tecnologia pode trazer para as lojas mais interação humana.
No próximo artigo, falarei sobre Realidade Aumentada, Sustentabilidade e o uso de Drones e Robots no varejo.