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Uso de mídias sociais pelo varejo: cuidado com os excessos

Written by Gustavo Carrer | 13-06-2013 16:38

As mídias sociais vêm ganhando rapidamente espaço como canal de comunicação direta com consumidores. O público está a cada dia mais informado, conectado e ávido por conhecimento, novidades e boas oportunidades.

Muitas empresas varejistas perceberam esta tendência. Por isso, passaram a utilizar com bastante intensidade suas páginas, blogs, microblogs e outras ferramentas de marketing nas mídias sociais para divulgar produtos e principalmente suas promoções.

Geralmente, movimentos intensos associados a pouco conhecimento das ferramentas, bem como expectativas muito elevadas, levam a prática de excessos. Isso pôde ser observado recentemente com o negócio das compras coletivas no Brasil e no mundo.

São incontáveis promoções imperdíveis, oportunidades únicas e seleções especiais, entre outras tantas ações promocionais disseminadas diariamente por varejistas nas principais mídias sociais. Muitas destas ações sendo feitas indiscriminadamente, com pouco ou sem nenhum critério de seleção dos alvos, de intensidade ou frequência.

Este canal de comunicação tão recente e valioso pode rapidamente perder a credibilidade e ter seus resultados reduzidos. Isso pode acontecer se as empresas não se atentarem aos limites bem tênues entre as mensagens bem-vindas e oportunas e os “trash posts” - ou qualquer nome que se dê a esse novo tipo de “spam”-, agora nas mídias sociais ao invés da caixa de e-mail.

Saber a opinião dos consumidores é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, mas pedir que eles respondam enquetes todos os dias já é um exagero. Da mesma forma, nem todos gostam de compartilhar fotos de looks ou de suas compras recentes e podem se sentir desmerecidos, por exemplo, se a página da empresa oferecer algum tipo de benefício somente para quem adota esta prática.

Os excessos são ainda mais evidentes quando se trata das promoções de vendas: será que é correto ou eficaz enviar promoções todos os dias ou mais de uma vez por dia a toda base de clientes on-line? Esta prática não estaria reduzindo a atratividade (ou credibilidade) das próprias promoções?

Planejar os posts, cuidar dos seus textos e imagens, “maneirar” nas promoções e enquetes e ainda fazer tudo isso em sintonia com as respectivas lojas físicas e o comércio eletrônico são recomendações básicas, mas que muitos ainda não se atentaram.

As oportunidades criadas pelas mídias sociais são enormes, mas os varejistas precisam lidar com elas com muito mais atenção. Diferente dos outros veículos de comunicação, neste em particular, os próprios clientes são os donos do canal e podem com facilidade excluir seus “anunciantes”.