Blog Prevenção de Perdas

Como anda a adesão de tecnologia no pequeno e médio varejo?

Written by Rodrigo Pessoa | 18-08-2020 17:01

São visíveis o forte crescimento e a expansão das categorias de pequeno e médio varejo. Por conta disso, vemos mudar a cultura e o modelo de gestão de varejo. O objetivo não é apenas crescer, mas também conseguir se manter competitivo frente às grandes redes. O conceito de “caro” e “despesa” que era atribuído ao uso de tecnologias no varejo vem perdendo força. Cada vez mais, vemos os varejistas encararem ferramentas e soluções para auxiliar a gestão do varejo de outra forma, transformando estes conceitos na palavra “investimento”.

No cenário atual em que vivemos, vimos o pequeno e médio serem obrigados a se automatizar. O foco inicial foi a manutenção das vendas por meios de ferramentas online, mas em seguida surgiu a necessidade de investir em outras ferramentas ou para suprir a falta de mão de obra ou para acelerar os resultados.

Estamos presenciando a automatização de processos em massa e aponto aqui alguns dos resultados que vemos surgir após esse momento:

- Diminuição de erros na operação

A automação consegue evitar erros que afetam diretamente o faturamento. Além disso, os processos automatizados ajudam a descobrir erros mais rapidamente e evitam que eles se repitam.

- Menos burocracia

O estoque dos supermercados precisa de acompanhamento constante e nada melhor do que automatizar e integrar processos. Esta é uma boa oportunidade de integração na loja, buscando aumentar tanto a velocidade quanto a produtividade desses processos. Desta maneira, a rede consegue obter um controle maior das notas fiscais e de todo o sistema financeiro.

- Maior controle sobre a operação

Os softwares disponíveis tornam o acompanhamento mais ágil e influenciam diretamente em decisões mais assertivas dos gestores.

- Otimização da equipe

O tempo de realização de tarefas passa a ser menor, já que a automação agiliza o registro e mostra seu desempenho com maior precisão. Assim, o gestor economiza tempo e recursos financeiros que podem ser investidos em áreas com maior necessidade.

 

 

O varejo vem se fortalecendo de forma tímida, mas em constante progresso e isso é um bom sinal! Temos certeza de que em breve estes pequenos e médios varejistas investirão em soluções e ferramentas similares às das grandes redes, atingindo resultados ainda mais consistentes.

 

 

 

Quer saber mais sobre tecnologias para gestão do varejo? Acesse os links a seguir:

[Ebook gratuito] Estudo Cultura em Prevenção de perdas e Tecnologia

5 tecnologias que o varejo farma precisa conhecer

A tecnologia que auxilia as vendas também pode prevenir perdas