A tecnologia EAS ou Vigilância Eletrônica de Mercadorias previne, por ano, bilhões em perdas no varejo, resultado de furtos em lojas. Sua tecnologia é dividida em três tipos de sistemas e cada um deles funciona de uma maneira específica. No varejo, os sistemas mais comumente encontrados são o RF ou AM, ao passo que a tecnologia EM é uma solução usada especificamente por bibliotecas e algumas perfumarias. Quando um varejista têm de escolher entre RF e AM, a decisão baseia-se nos produtos a proteger.
Neste artigo, explicaremos as diferenças básicas entre os três tipos de sistema. Ao conhecer melhor cada um deles, o varejista poderá escolher a tecnologia EAS ideal para o seu negócio.
As antenas AM tem maior alcance permitindo a instalação com vãos maiores. Sua aplicação é mais indicada para produtos vendidos em caixas de papelão, como itens de farmácia, mas também são largamente utilizadas em supermercados. Sua etiqueta adesiva é bem pequena, mas tridimensional e pode ser utilizada em líquidos e alguns objetos metálicos.
Historicamente o sistema RF tem melhor relação custo x benefício, apesar do crescente avanço das tecnologia AM que vem reduzindo o valor dos investimentos. Os sistemas RF são simples de instalar e sua aplicação é mais indicada para confecção, sejam itens de vestuário, bolsas ou calçados. Suas etiquetas de alarme adesivas são planas, bidimensionais, logo tem mais facilidade de serem ocultas nos produtos.
Tecnologia de nicho utilizada nas bibliotecas, suas etiquetas são pequenas e planas e podem ser desativadas e reativadas. É utilizada majoritariamente em bibliotecas, mas também é encontrada em farmácias e lojas de cosméticos.
Saiba mais sobre a tenologia EAS neste ebook gratuito.
* Este artigo foi publicado originalmente em 30/05/2017 e atualizado em 24/08/2021.
Artigos relacionados:
O que é EAS ou Vigilância Eletrônica de Mercadorias?
Como dados de sistemas antifurtos podem ajudar na gestão da loja de varejo?
5 flagrantes de antenas antifurtos atuando além da Prevenção de Perdas