Blog Prevenção de Perdas

Como prevenir perdas durante o recebimento de mercadorias?

Written by Adriano Sambugaro | 06-10-2015 15:15

O recebimento de mercadorias é um ponto vulnerável do varejo que merece atenção especial, assim como os centros de distribuição. São fases que envolvem muitos processos e pessoas, sendo necessárias estratégias eficazes para não sofrer com as perdas. Durante ela, por exemplo, podem ocorrer perdas internas facilmente detectáveis, como erros de contagem, furtos internos ou até mesmo o despreparo de funcionários que, se controlados, podem ser impedidos já em um primeiro momento.

Em entrevista para a edição nº 7 da Revista Prevenção de Perdas, o especialista Anderson Ozawa chama atenção para o monitoramento por CFTV da área: “Como a área de recebimento e estoque tem sido consideradas de alto risco, é indispensável monitorá-las. Uma boa solução é o CFTV, pois registra o comportamento dos funcionários na hora da entrega de mercadoria”, afirma Ozawa. Ele também destaca a importância do monitoramento e ressalta o preparo da equipe. “O varejista não pode esquecer também de treinar e qualificar os funcionários que o monitoram”.

Outra possível solução recomendada por especialistas do varejo é o Gatecash Módulo Retaguarda, da Gunnebo. O Gatecash já era uma das principais ferramentas de controle de perdas no ponto de venda da companhia e este novo modelo é destinado ao controle e monitoramento de recebimento de mercadorias. Moisés Pontremoli, especialista da Gunnebo responsável pela ferramenta, afirma que a grande vantagem é que a novidade é totalmente integrada ao sistema Gatecash. Com isso, em apenas um programa, o varejista, segundo ele, pode monitorar dois processos.

Com o Módulo Retaguarda, o monitoramento de imagens em tempo real é vinculado às informações de entrada de mercadorias com interface remota para consultas de eventos. Além de cruzar as informações de entrada com as de saída, Pontremoli destaca mais uma vantagem da solução: “O sistema é compatível com a maioria dos softwares de gestão de recebimento de mercadorias, como o Windows e o Linux”.

Principais vantagens do Gatecash Módulo Retaguarda:

• Caso se perceba quebra de estoque de um produto, consulta-se apenas aquele produto

• Caso se desconfie de um determinado operador, observa-se apenas aquele operador

• Como abordagem padrão, pode-se observar apenas as operações de maior risco como recebimentos cancelados.

 

Para mais informações sobre o Gatecash Módulo Retaguarda, acesse o nosso site aqui.

Para conferir a matéria na íntegra, baixe gratuitamente aqui a edição 2015 da Revista Prevenção de Perdas.