O principal objetivo das lojas de varejo é vender. Mas as vendas dependem de um sujeito muito importante para o varejo: o cliente. Ter uma loja bem organizada e com uma gestão eficiente pode ser um verdadeiro diferencial na hora das vendas. Para planejar melhor as ações com foco nos clientes, o varejista precisa ter acesso a dados fundamentais como, por exemplo, o número de pessoas que entram e saem das lojas. Com a ajuda de tecnologias, como é o caso do GCount, o varejista passa a ter acesso a estas informações e pode transformar a experiência de compra do cliente final. O Gcount, contador de fluxo de pessoas da Gunnebo, coleta dados diariamente sobre os clientes que visitam sua loja e, neste artigo, você poderá conferir algumas dicas de como aproveitar ao máximo estas informações para atingir melhores resultados.
Diversos questionamentos sobre o funcionamento da loja podem ser solucionados com as informações coletadas diariamente pelo GCount. É comum o varejista se perguntar se a campanha de marketing que planejou está realmente atraindo mais clientes ou se a renovação da vitrine foi positiva para as vendas. Que porta de entrada está gerando maior fluxo?
O GCount da Gunnebo transforma imagens em dados estatísticos que podem ser acessados on-line. A ferramenta permite a observação destas informações, além de integrar com diversos outros sistemas para cruzamento de dados. Com o GCount o varejista pode realizar análises mais avançadas como a relação entre a taxa de entrada de pessoas e as vendas, percentual de pessoas que entraram e compraram ou que saíram sem fechar negócio.
Acompanhar a quantidade de pessoas que entraram em seu estabelecimento.
Analisar a taxa de conversão de visitantes x vendas
Preparar a equipe de vendas para os horários de maior fluxo de clientes
Escolher o melhor momento para fazer promoções
Avaliar a atratividade do mix de produtos oferecidos pela loja
Melhorar o dimensionamento da equipe e infraestrutura da loja
Identificar quais são os melhores horários de folga para a equipe e para reforço do atendimento
Promover ações personalizadas de marketing
Analisar se a sua ação de marketing está atraindo mais clientes para a loja
Identificar quais são os momentos de picos de vendas e conversão
Analisar qual é a taxa de conversão de vendas da loja
Dimensionar o potencial máximo de faturamento do seu negócio
Você pode contar com as informações de fluxo de clientes em sua loja para aumentar a lucratividade do seu negócio. Com o GCount você poderá aproveitar dados estratégicos para:
Além destes pontos, certamente existem ainda muitas outras aplicações para a tecnologia de contagem de fluxo de pessoas, numa variedade tão ampla quanto os diferentes perfis de negócios. A tecnologia já está disponível, agora cabe aos gestores utilizarem-na a favor de seus lucros. Conheça o GCount e amplie o potencial de sua loja!