A Prevenção de Perdas é um grande diferencial para o lucro do varejo no Brasil e no mundo. Investir em tecnologias que auxiliem a combater os furtos, como a tecnologia EAS, tem se mostrado cada vez mais necessário. É urgente que os varejistas entendam essa necessidade, por isso apresentamos este artigo de Rob Suddaby, colunista da Gunnebo, sobre Vigilância Eletrônica de Mercadoria, nossas famosas antenas e etiquetas antifurtos.
A Vigilância Eletrônica de Mercadorias, também conhecida como EAS - Electronic Article Surveillance - é um método experimentado e testado para minimizar os bilhões em perdas que acontecem todos os anos no varejo, resultado de furtos em lojas.
Para entender melhor o que é o EAS, fizemos um breve resumo de como funciona:
O que é a EAS?
A Vigilância Eletrônica de Mercadorias (EAS) é um sistema de etiquetas e alarmes que previne o furto em lojas.
A etiqueta é presa ao artigo de roupa ou mercadoria a ser protegida. No ato da compra, essa etiqueta é removida ou desativada, dependendo do modelo de etiqueta escolhido.
Se a etiqueta não tiver sido removida ou desativada quando o item for retirado da loja, antenas antifurtos colocadas na saída do estabelecimento emitem um alarme, notificando a área de segurança sobre um possível furto.
Para uma apresentação completa da tecnologia EAS de prevenção de perdas, faça o download de nosso Guia Rápido da Vigilância Eletrônica de Mercadoria em PDF.
Como funcionam as Antenas EAS?
As antenas antifurtos funcionam enviando um sinal que se espalha em todas as direções a partir de uma saída da loja.
Uma antena funciona como transmissora e envia o sinal a outra, localizada no outro lado da saída, que funciona como receptora e capta esse sinal.
Se uma etiqueta passar por esse sinal, as antenas antifurtos serão ativadas e um alarme soará.
Quais as diferentes tecnologias EAS existentes no mercado?
Existem três tipos de sistemas EAS no mercado: radiofrequência (RF), acústico-magnético (AM) e eletromagnético (EM).
Cada tecnologia tem suas próprias características e é adequada à proteção de determinados tipos de produtos. Por exemplo, etiquetas adesivas de RF não devem ser usadas em garrafas com líquido. Já a tecnologia EM funciona com etiquetas reativáveis, o que faz delas a escolha perfeita para bibliotecas.
Quais são as últimas novidades da tecnologia EAS?
Com a evolução da tecnologia, surge a nova geração de sistemas antifurtos, o EASi ou Eas inteligentes. Alinhada com a era IoT (internet das coisas) e Big Data, os equipamentos EASi conectados à internet possibilitam a coleta e geração de dados organizados a partir do funcionamento diário dos sistemas. Confira:
Leia mais sobre as soluções de Vigilância Eletrônica de Mercadorias no site da Gunnebo.
* Artigo traduzido do original escrito por Rob Suddaby.
*Artigo publicado em 28-03-2017 e atualizado em 20-07-2021.
Artigos relacionados:
EASi: antifurto inteligente traz prevenção mais eficiente ao Princesa Supermercados
Tudo o que você precisa saber sobre etiquetas antifurtos
Como funcionam os sensores antifurtos na entrada das lojas?