Segundo estudo da Nielsen/Neogrid, a ruptura - índice que mede a porcentagem de produtos em falta nos supermercados - caiu de 12,03% em novembro para 9,65% no mês seguinte. Isso significa uma queda percentual de 20%. A movimentação dos varejistas no final do ano, abastecendo mais seus estoques e aumentando a cobertura de estoques, certamente contribuiu para essa queda no indicador. Mas é preciso conhecer de que maneira se dão esses problemas.
Estes números servem para ilustrar a importância do controle deste problema no varejo. Se de cada 100 produtos, o consumidor não encontra 10, isso é um problema sério para a gestão dos negócios e seus resultados. Para contornar este problema, visando resolvê-lo, é preciso que a equipe de Prevenção de Perdas conheça suas características a fundo.
Geralmente, as rupturas ocorrem:
Ao conhecer e entender melhor como ocorrem as rupturas, se torna mais viável combatê-las de maneira eficiente e definitiva. Este é o papel essencial da Prevenção de Perdas neste problema. Quanto menor o índice de perdas, melhor é a qualidade do estoque e, consequentemente, melhor o índice de ruptura. E isso significa mais produtos à disposição do consumidor e vendas melhores.
Em meu próximo artigo falarei sobre as boas práticas da Prevenção de Perdas para eliminar as rupturas. Fique atento!
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