O mundo vem passando por muitas transformações nos últimos anos e não seria diferente para o varejo. Recentemente impactados pela pandemia do coronavírus, vimos os varejistas serem impelidos a repensar a forma como encaravam seus negócios e aprender a ter uma nova visão do varejo. E uma coisa que sempre me impressionou foi o aprendizado que a gente tem ao conversar com cada profissional, independente do cargo ou área de atuação. Assim surgiu a ideia deste projeto, o Podcast PDV - Por Dentro do Varejo, com apoio da Gunnebo. Ao lado de Gustavo Carrer, vamos trocar ideias com os convidados, sempre pensando nas inovações em gestão e tecnologia.
Por dentro do varejo e na trilha da tecnologia, esse é o foco do podcast, que já começa com conversas importantes sobre pandemia, mudanças de comportamento do consumidor e novas tecnologias. O programa é semanal, comandado por mim, Adriano Sambugaro, ao lado de Gustavo Carrer, e em seus primeiros quatro episódios contou com a participação de Carlos Corrêa, Carol Neubern, Marcelo Doria e Patricia Travassos.
Em cada episódio, ouço as análises e ideias de quem mais entende desse mercado, juntando informação com descontração para entregar insights que vão ajudar os varejistas a melhorarem seus resultados. Confira os quatro primeiros episódios clicando nos links abaixo:
Por exerceren uma atividade essencial, que não parou um minuto, os supermercadistas se viram na linha de frente durante a pandemia, acolhendo clientes com medo dos impactos causados pelo vírus. Neste episódio de estreia, conversamos com Carlos Corrêa, Superintendente da APAS sobre os impactos da Covid-19 no setor:
É bastante claro que a pandemia afetou o consumidor, que já não se comporta mais como antes por estar mais consciente de seus gastos. Neste episódio, ligamos para Nova Iorque para conversar com Carol Neubern, arquiteta e designer especializada em varejo que atua há 14 anos nos Estados Unidos, sobre buy local, storytelling, tecnologias e o impacto no emocional dos clientes.
O varejo popular tem um funcionamento muito particular e é preciso estar imerso neste setor para entender seus segredos. Para saber mais sobre este segmento, batemos um papo divertido com Marcelo Doria, fundador da rede Depósito da Lingerie, sobre comportamento do consumidor, gestão de pessoas, tecnologia e inovação.
Pensar fora da caixa pode ser o grande diferencial para o varejo. Neste episódio, conversamos com a jornalista Patricia Travassos, especializada em empreendedorismo feminino e inovação, e ela compartilhou conosco ideias inspiradoras de empresas que estão adotando a tecnologia com diferencial em seus negócios.
Sem dúvida, Valdevir Guerra, que está há quase 4 décadas na Fast Ariam Equipamentos, a maior empresa brasileira de equipamentos para supermercados, tem muita história pra contar! Conversamos sobre o impacto da nova geração nas redes tradicionais varejistas, experiência das marcas internacionais no Brasil, evolução do atacarejo, digitalização e tendências de tecnologia, darkstores... e pode acreditar, muitos outros temas e insights! Vale a pena ouvir essa verdadeira aula.
Neste episódio, conversamos novamente com a Carol Neubern - arquiteta e designer brasileira responsável pelo projeto da flagship Dylan's Candy Bar, em Nova Iorque. A incrível loja de doces é atração turística na cidade. O projeto, sonho de infância da filha do estilista Ralph Lauren, teve cada detalhe idealizado para fascinar o consumidor e mexe com a imaginação de crianças e adultos. Carol revela ao PDV vários segredos que fizeram a diferença na loja conceito da Dylan's, um sucesso que se expandiu pelos Estados Unidos. O case da Dylan's comprova o impacto da estratégia de criação de loja conceito para o sucesso de uma marca.
Ah, a nossa primeira conversa com a Carol Neubern está no episódio 2. É só dar o play.
Homens e mulheres não recebem tratamento igual. Fato. Isso acontece na sociedade de uma maneira geral e, infelizmente, também no mercado de varejo. Nesta conversa com Sandra Takata conhecemos um pouco sobre o Mulheres do Varejo, o instituto que tem feito ações para modificar o cenário do varejo em relação a equidade de gênero. Esse é um assunto super relevante e necessário, não só na perspectiva do futuro do varejo, mas da sociedade de forma geral.
Tem muita coisa acontecendo no mercado de meios de pagamento e a aceleração digital foi potencializada ainda mais pela pandemia. Para entender melhor esse cenário, conversamos com Thiago Chueiri, Head de Vendas da Paypal Brasil. Nesse bate-papo, falamos sobre tendências dos meios de pagamento, amadurecimento do consumidor brasileiro e sobre a tão sonhada integração entre o varejo físico e digital.
Será que o consumidor está realmente no centro dos projetos das lojas de varejo? Parece uma pergunta óbvia, mas na prática muitas oportunidades de aproximação com o consumidor são perdidas. Este foi o tema do nosso bate-papo com Daniel Bueno, designer especialista em varejo e fundador da Santo Traço. Falamos sobre algumas questões importantes para lojas físicas como a vida útil do projeto, uso da tecnologia, além de exemplos e dicas práticas.
Muito se fala de inovação, mas criar ações práticas para acompanhar as mudanças de comportamento e aproximar sua marca dos consumidores não é tarefa fácil. Neste episódio, Letícia Guilhermino, gerente de Marketing e Comunicação do Enxuto Supermercados, conta sobre as últimas inovações da rede, como o exemplo da bandeira "Enxuto Aqui", lojas dentro de contêineres com 30m2 de área de venda. Uma conversa muito inspiradora sobre o olhar para o futuro do segmento supermercadista.
Olegário Araújo, um dos principais especialistas em varejo no Brasil, é o convidado desse episódio do PDV. O consultor analisa as tendências do setor, dá dicas valiosas de como criar um vínculo real com o consumidor e diz o que fazer para ter sucesso no uso da tecnologia e dos dados. Olegário é cofundador da Inteligência 360, pesquisador do FGVcev, board member do CGV, co-curador da Apas Show em 2019 e agora na edição de 2021. Também atuou na Nielsen e GFK.
Esse episódio é praticamente um guia sonoro sobre prevenção de perdas. Antônio Balbino, especialista em prevenção de perdas e gerenciamento de estoque, dá dicas bem práticas pra você aplicar e evitar dor de cabeça. E mais, entenda porque a prevenção de perdas é uma área geradora de lucro. Conheça a Escola Varejo e o Café com Prevenção.
As pesquisas mostram que o cliente está mais seletivo na escolha de seus canais de compra, além de diminuir a frequência e aumentar o ticket. Isso significa que o varejo precisa ser mais assertivo nas ações, nos serviços e na comunicação. Nesse episódio do PDV, conversamos com Celso Furtado, executivo de marketing com passagens em players importantes como Atacadista Roldão e Fort Atacadista. Ele dividiu com a gente dicas para não se desviar da estratégia certa e focar nas prioridades.
Em jornalismo se diz que nada existe até que tenha sido noticiado. No varejo é a mesma coisa. As ações só ganham real significado quando são percebidas pelos funcionários, pelos parceiros comerciais e principalmente pelos clientes. No último episódio da primeira temporada do PDV, faça o check list da sua comunicação. Ela será uma aliada poderosa em 2021, como ressalta Rogério Gatti, editor da revista SuperVarejo e convidado desse episódio.
→ O Podcast PDV é gratuito e está disponível em diversas plataformas de áudio como Spotify, Google Podcast, Deezer e iTunes. Basta clicar e seguir para não perder mais nenhum episódio.