Pense em si mesmo como consumidor e se imagine entrando em uma grande loja de varejo. Claro que seu primeiro objetivo enquanto cliente é encontrar um produto que desperte seu interesse, mas, se a loja for desorganizada e sem um design estratégico de seus corredores e produtos, a probabilidade de afastá-lo de uma compra é muito grande. Isso demonstra que é cada vez mais necessário aliar a arquitetura planejada a um bom funcionamento estrutural das lojas, sendo esse tipo de cuidado um grande diferencial.
E, no universo do varejo, é quase impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar da expertise e conhecimento da FAL – Falzoni Alves Lima, um dos maiores nomes do design estratégico no varejo do país. Segundo Manoel Alves Lima, diretor da FAL, um projeto do varejo deve ser capaz de refletir o posicionamento da marca, destacar seus diferenciais competitivos e orientar o consumidor. A realidade das lojas de varejo mostra que a estrutura faz sim diferença. Investir em arquitetura para tornar seu estabelecimento atrativo é uma forma importante de provar ao cliente que a marca é relevante e necessária.
Lado a lado com a arquitetura vem o investimento em Prevenção de Perdas. De mãos dadas com produtos mais atrativos, as soluções de prevenção têm evoluído e criado aparelhos que unem a tecnologia de ponta a um visual que se integra perfeitamente à arquitetura e design das lojas. Manoel Alves Lima, em entrevista à edição de 2015 da Revista Prevenção de Perdas, argumenta: “Uma vez que a existência de um sistema de prevenção de perdas passa a ser um dado de realidade, é necessário considerar a sua capacidade de conviver com o projeto sem prejudicar a sua estética. Atualmente, a variedade de sistemas e modelos oferecida pelo mercado é tão completa que chega a contribuir nas soluções pelo seu formato e acabamento”. A afirmação do arquiteto ratifica essa necessidade de unir tecnologia e visual em prol de um projeto bonito e lucrativo para as empresas.
Mas não é só isso, não podemos nos esquecer da importância de aliar tecnologia e design a um bom pós-venda e retorno sobre o investimento. Por isso, para Manoel, é muito importante fazer uma análise cuidadosa no momento de selecionar a solução ideal para uma loja. Ter uma parceria de sucesso com uma empresa confiável de soluções em segurança é um item essencial para a lucratividade de um negócio. Uma ampla gama de produtos, um pós-venda atencioso e uma boa estratégia de vendas são quesitos muito importantes para o sucesso do varejo.
Leia esta e outras entrevistas na íntegra acessando gratuitamente à Revista Prevenção de Perdas 2015.