A Sociedade Brasileira de Varejo de Consumo - SBVC - reúne executivos de grandes redes lojas, como a Magazine Luiza, Cybelar, Saraiva e Grupo Pão de Açúcar. Criada em 2014, é uma entidade aberta, sem fins lucrativos, com o objetivo de aumentar a competitividade do varejo. Ela contribui para o desenvolvimento do setor trazendo dados de pesquisas para que assim o mercado se movimente cada vez mais.
“Nossa missão é aumentar a competitividade do varejo, trazendo dados de pesquisas para que o mercado se movimente cada vez mais e novas visões façam parte dos negócios”, afirma Eduardo Terra, fundador e presidente da SBVC e sócio-diretor da BTR, empresa voltada para a educação corporativa do varejo.
A sociedade promove ações sociais, networking e prevê novas visões, como a criação da cultura de Prevenção de Perdas nas empresas. De acordo com Eduardo Terra, as perdas por furtos internos ou externos são um dos principais problemas de competitividade no segmento. “Dependendo do resultado que elas trazem para a loja, fica impossível competir com a concorrência. Além de não lucrar, o pior é que o varejista perde”, destaca o presidente.
O Núcleo de Prevenção de Perdas, que tem o diretor de Comunicação da Gunnebo, Luiz Fernando Sambugaro, entre os participantes, está em fase de estudos. Os profissionais analisam quais assuntos serão abordados nas palestras e a forma com que serão apresentadas as soluções que contribuem com a redução do índice no Brasil, que em 2013 atingiram a marca de 2,31%, a maior média desde 2002, como aponta a 14ª Pesquisa de Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar).
Embora, para Terra, o Brasil possua as principais tecnologias antifurtos do mundo, ele concorda que é essencial o treinamento das equipes de venda. O mercado de varejo necessita de cuidados especiais por conta de sua alta concorrência, e com isso, é importante entender suas necessidades e particularidades, tal como a SBVC ajuda o setor a entender tais características.
Leia outras matérias sobre o mercado de varejo na Revista Prevenção de Perdas, uma publicação da Gunnebo Brasil.