Também chamadas de tags, bolachas ou adesivos, as etiquetas antifurtos ou etiquetas protetoras são parte integrante de qualquer sistema EAS (do inglês electronic article surveillance, ou vigilância eletrônica de mercadorias), de qualquer tecnologia. No Ebook "Guia rápido sobre Vigilância Eletrônica de Mercadorias", apresentamos informações sobre as tecnologias mais usadas pelo varejo como RF (rádio frequência) e AM (acusto magnética). Confira aqui informações importantes para varejistas que buscam saber mais sobre as opções de etiquetas antifurtos disponíveis hoje no mercado.
As etiquetas antifurtos podem ser associadas a diferentes tecnologias e ter diferentes formatos. Com estas informações, você poderá descobrir a proteção ideal para sua loja de varejo:
Normalmente este tipo de etiqueta protetora é afixada em roupas ou peças de vestuário. Após a compra, a própria equipe da loja remove a etiqueta antifurtos para o cliente através de desacopladores especiais. Estas etiquetas rígidas ficam presas às peças através de um pino de proteção que só se solta ao ser desacoplado.
São, basicamente, etiquetas antifurtos rígidas que contêm pequenos cartuchos de tinta que ajudam a evitar os furtos. Quando um suspeito tenta retirar a força a etiqueta, o cartucho se rompe, manchando permanentemente as peças de vestuário. Essas etiquetas antifurtos aumentam o nível de inibição ao furto.
Estas etiquetas rígidas são desenvolvidas especificamente para proteger garrafas de bebidas de alto valor e cabem em seu gargalo mantendo-as seguras.
Etiquetas Adesivas
Em alguns casos, as etiquetas rígidas não são funcionais, por isso foram desenvolvidas etiquetas protetoras que são afixadas por adesivo. Estão disponíveis em diversas formas e tamanhos, são afixadas a produtos embalados e, assim como as etiquetas rígidas, são desativadas no ato da compra. Neste caso, através de uma almofada especial (pad), que desativa a etiqueta antifurtos sem a necessidade de removê-la.
Parecidas com as etiquetas rígidas tradicionais, este tipo de etiqueta antifurtos tem um diferencial: ele aciona um alarme imediatamente ao passar pelas antenas ou sensores antifurtos para lojas, mas também acionam este alarma caso sejam violadas, tanto dentro como fora da loja.
Com formato diferente das anteriores, as etiquetas multigrip ou aranha prendem-se ao item protegido através de fios enrolados ao seu redor. Caso seja violada a etiqueta protetora ou um de seus fios cortado, ela aciona um alarme automaticamente. Ao ser retirada da loja, também provocará o alarme imediato do sensor antifurtos para loja. São etiquetas comumente usadas para produtos de alto valor (PAR), embalados em caixas, e que estão ao alcance de clientes, em exposição, como ferramentas, eletrônicos ou jogos de vídeo.
Protetores de Acrílico (policarbonato)
Este item de proteção não é exatamente uma etiqueta, mas sim uma caixa de plástico transparente usada para proteger lâminas de barbear ou outros itens de alto valor agregado. O produto fica guardado dentro desta caixa de acrílico lacrada, que conta com uma etiqueta antifurto AM ou RF presa em também em seu interior. Caso o item seja furtado, os alarmas das antenas antifurtos serão acionados normalmente.
* Publicado em 06/06/2019, atualizado em 11/05/2021.
Mais sobre vigilância eletrônica de mercadorias:
Projeto inovador de etiquetagem na origem na Raia Drogasil
Como escolher a tecnologia EAS correta para minha loja?
Como equipamentos EAS impulsionam os resultados dos varejistas?