As fraudes no varejo seguem crescendo, como aponto o relatório da Global Fraud Report, da Kroll. Quase 80% das empresas entrevistadas relataram terem sido vítimas de fraudes no varejo em 2014 e este resultado é realmente alarmante. É preciso buscar alternativas para combater de maneira mais efetiva as perdas no varejo e a tecnologia é uma das principais ferramentas para isto. A Prevenção de Perdas aliada à soluções em tecnologia é um passo importante que o varejista precisa dar o quanto antes em sua empresa. Para ajudar, vou listar algumas dicas de ferramentas para prevenir as fraudes no varejo.
Dos equipamentos para proteção de mercadorias contra furtos aos mais complexos sistemas de vídeo análise, a tecnologia segue avançando e buscando melhores resultados. Como mostramos no Ebook Prevenção de Perdas e Investigação no varejo, o varejista pode contar com soluções não só para reduzir perdas em sua empresa, mas também para melhorar os processos de auditoria e investigação. Investimento em tecnologia é cada vez mais estratégico para análise e tomada de decisão dos varejistas.
Conheça algumas das tecnologias que podem auxiliar na redução das fraudes no varejo:
Os desafios enfrentados pelo varejista no processo de manuseio de dinheiro são muitos, entre eles fraudes e erros. Para reduzi-los, o varejista deve contar com soluções eficientes para gestão de numerário, como o Intelisafe – cofre inteligente da Gunnebo. Com um sistema de depósito simples e seguro, o equipamento é fácil de usar e oferece a oportunidade de os próprios funcionários fazerem os depósitos de rotina sem supervisão e com total segurança.
O Intelisafe realiza contagem automática das notas e funciona através de monitoramento remoto. Além disso, cada transação é realizada através de identificação por código ID, com usuários registrados.
O sistema CFTV (Circuito Fechado de TV) é considerado um item fundamental para a prevenção de perdas e para a segurança do ponto de venda e do estoque. Quando o CFTV é monitorado de forma remota, outras vantagens importantes também são garantidas, além da simples segurança.
Ao armazenar os dados remotamente, as imagens ficam seguras de possíveis ataques ao sistema, além de trazer mais segurança para a equipe, que não precisa estar no mesmo local que as câmeras de segurança. As fraudes internas também tendem a diminuir, já que a equipe de monitoramento está locada em outro estabelecimento, deixando os operadores de segurança longe da rotina operacional, o que evita conivência entre membros da equipe e inibe conluios.
Considerado um dos pontos mais vulneráveis do varejo, estima-se que aproximadamente 40% das perdas internas de uma loja de varejo aconteçam no checkout. Para ajudar a lidar com as fraudes no varejo, a Gunnebo desenvolveu a ferramenta Gatecash, que realiza o monitoramento à distância de todas as operações efetuadas no PDV, em tempo real, conferindo seus tickets com os produtos realmente comprados pelos clientes.
Além do monitoramento em tempo real, o Gatecash é também uma ferramenta de gestão, que possibilita consulta por diversos filtros de busca e realiza a extração de diversos relatórios que podem ser agrupados por PDV ou Operador. Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de exportar e reproduzir vídeos no formato proprietário, impedindo a edição dos arquivos, como exige a legislação para eventual utilização como prova legal.
Este conteúdo faz pare do Ebook Gratuito Prevenção de Perdas e Investigação no Varejo de Antônio Balbino e Luiz Fernando Sambugaro. Acesse o conteúdo completo clicando aqui. |
Mais sobre soluções e tecnologias para varejo:
Tecnologia para gestão de numerário é diferencial competitivo
5 motivos para usar tecnologia contra perdas na Frente de Caixa
Ebook gratuito: O que é vigilância eletrônica de mercadorias?