Blog Prevenção de Perdas

3 motivos para implantar Prevenção de Perdas no varejo

Written by Antônio Balbino | 14-07-2020 17:07

Assunto frequentemente em debate, a prevenção de perdas tem se tornado cada dia mais essencial para o varejo. O mercado, cada vez mais competitivo, exige dos varejistas novas estratégias, novas tecnologias e também novas posturas com a sua empresa. Por isso, apresentei, em meu vídeo no canal Café com Prevenção, três motivos para implantar a prevenção de perdas. São diversas as razões para investirmos nesta área, mas acredito que estes três pontos sejam importantes para abrirmos uma discussão sobre o tema.

1- Padronizar processos da empresa

Ao padronizar processos, torna-se possível mensurar o que está dando certo ou errado nas estratégias definidas pela equipe. Com a padronização, o varejista consegue enxergar erros e pensar em correções efetivas para o problema. Não padronizar gera perdas altas para o varejo. Um exemplo clássico é a auditoria.

2- Fazer a gestão estratégica

Ao gerir estrategicamente os erros e acertos de sua empresa, é possível aumentar a lucratividade. Através de relatórios, o varejista pode tratar as perdas já ocorridas e traçar estratégias para que elas não voltem a ocorrer. Quebras e rupturas costumam ser fruto de falta de gestão estratégica no varejo, que é uma parte importante da prevenção de perdas.

3- Aumentar a lucratividade

Com a competitividade do mercado, está cada vez mais difícil aumentar a lucratividade apenas através do aumento das vendas. Por isso é importante combater as perdas para garantir um aumento dos lucros. As perdas impactam diretamente na lucratividade de uma empresa e, diferente do aumento das vendas, podem ser tratadas internamente, revendo processos, melhorando sua rotina e reduzindo desperdícios.

 

 

É fundamental para o varejista começar a montar estratégias e implantar a cultura de prevenção de perdas em sua empresa. Realizar demonstrativo mensal, por exemplo, pode ajudar a verificar qual o tamanho de suas perdas e onde elas ocorrem. Deixar de perder também significa lucrar. A redução de perdas significa, automaticamente, mais lucro para a empresa.

 

Você pode assistir o vídeo na íntegra abaixo:

 

 

 

Mais artigos de Antônio Balbino, no blog:

8 erros fatais para o estoque do varejo

Quem é o profissional de Prevenção de Perdas dos novos tempos?

10 competências da Prevenção de Perdas na frente de caixa