Em meu artigo anterior, citei o estudo da Nielsen/Neogrid que mostrou uma queda de 20% no índice de rupturas no varejo. Esta diminuição é importante e demostra uma melhora considerável em relação a este problema. Mas ainda temos muito a melhorar e, para isso, devemos contar com a Prevenção de Perdas que certamente contribuiu para a queda deste índice.
É evidente que a Prevenção de Perda tem um papel importante neste indicador. Suas ações de redução e controle das perdas de estoque e a garantia da eficiência operacional levam a minimizar rupturas no negócio, gerando melhores resultados para o varejo.
Mas para que a rotina seja eficiente, algumas práticas devem ser adotadas com seriedade. Visando uma redução ainda maior destes índices, considero boas práticas de Prevenção de Perda:
A estratégia da prevenção de perdas deve ser ampla dentro da empresa, pois visa garantir que todos os efeitos, que reduzem de forma direta ou indireta o lucro da empresa, sejam monitorados, controlados e seus riscos mitigados, reduzindo seus impactos (financeiro, comercial, imagem, etc.).
É importante utilizar o PDCA do Varejo, chamado de Pentágono de Perdas - Processos, Pessoas, Auditoria, Tecnologia e Indicadores – que conta com todos estes elementos mencionados e facilmente identificáveis neste artigo.
Com o foco voltado para Prevenção de Perdas, reduzindo sempre as rupturas de maneira inteligente, é inevitável que os índices reduzam e, consequentemente, seus lucros aumentem. Invista em boas práticas e garanta melhores resultados.
Pentagono de Perdas: elementos pra um programa estratégico e sustentável em Prevenção de Perdas
[EBOOK GRATUITO]: Tudo o que você precisa saber sobre Frente de Caixa
Leroy Merlin aprova TUB Câmera, solução CFTV para grandes espaços