Depois do supermercadista, os varejos de perfumaria e o farmacêutico são os que mais sofrem com as perdas, interferindo diretamente nos lucros. De acordo com a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), isso de deve à atratividade dos produtos desses segmentos para furtos, inclusive internos, com objetivo de abastecer o mercado informal. O departamento de perfumaria é um dos mais afetados por estas práticas criminosas e é por isso que se torna tão necessário investir em estratégias para prevenção de perdas, como apontado na matéria do Guia de Farmácia.
De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o consumidor de farmácias e drogarias, duas classes do varejo que juntas alcançaram faturamento de R$ 58,2 bilhões em 2020, há muito tempo deixou de ser apenas aquele que busca um medicamento. Nesses locais é possível adquirir de um simples comprimido para dor de cabeça, passando por esmaltes, tinturas e até doces e chocolates. Esse variado mix de produtos atrai mais compradores, mas também proporciona um aumento nas perdas.
O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC), por exemplo, alcançou um crescimento de 5,8% em 2020 na comparação com faturamento do ano anterior, como revelam dados Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Confira algumas dicas para obter lucros com menos perdas
É importante lembrar também que é importante dedicar investimentos na aquisição de tecnologias para reduzir os índices de perdas. O uso de tecnologias adequadas, com equipe qualificada e as recomendações elencadas, podem reduzir as perdas em até 80%.