6 dicas práticas para o varejo farma reduzir perdas

por Adriano Sambugaro 27-04-2021 14:24
Entre em contato:

varejo farma prevenção de perdas

Depois do supermercadista, os varejos de perfumaria e o farmacêutico são os que mais sofrem com as perdas, interferindo diretamente nos lucros. De acordo com a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), isso de deve à atratividade dos produtos desses segmentos para furtos, inclusive internos, com objetivo de abastecer o mercado informal. O departamento de perfumaria é um dos mais afetados por estas práticas criminosas e é por isso que se torna tão necessário investir em estratégias para prevenção de perdas, como apontado na matéria do Guia de Farmácia.

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o consumidor de farmácias e drogarias, duas classes do varejo que juntas alcançaram faturamento de R$ 58,2 bilhões em 2020, há muito tempo deixou de ser apenas aquele que busca um medicamento. Nesses locais é possível adquirir de um simples comprimido para dor de cabeça, passando por esmaltes, tinturas e até doces e chocolates. Esse variado mix de produtos atrai mais compradores, mas também proporciona um aumento nas perdas.

O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC), por exemplo, alcançou um crescimento de 5,8% em 2020 na comparação com faturamento do ano anterior, como revelam dados Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Esses varejos precisam ter maturidade e a consciência de que as perdas devem ser tratadas com eficiência e profissionalismo. Sejam varejistas do setor de HPC ou de farmácias e drogarias, é preciso alguns cuidados adicionais para reduzir as perdas e ampliar os lucros das operações.

Confira algumas dicas para obter lucros com menos perdas

  1. Maior atenção quando o volume de clientes no estabelecimento aumenta, especialmente em períodos de grande movimentação, como às vésperas de feriados e datas comemorativas.
  2. Mantenha arrumação das gôndolas e demais expositores de maneira permanente, pois isso permite, portanto, a rápida visualização de “buracos” causados por venda ou furto.
  3. Redobre, portanto, a atenção aos itens de maior risco, os chamados PAR (produtos de alto risco), como os desodorantes, aparelhos de barbear, shampoos e condicionadores.
  4. Tenha maior atenção no “trânsito” de pessoas entre o balcão e o caixa, essa é um momento que gera oportunidades de furtos.
  5. Mantenha um processo de comunicação efetivo e preventivo entre os colaboradores, investindo também em treinamentos.
  6. Faça, então, a integração entre as áreas operacionais e de recursos humanos, que devem, então, interagir de forma preventiva e ostensivamente.

É importante lembrar também que é importante dedicar investimentos na aquisição de tecnologias para reduzir os índices de perdas. O uso de tecnologias adequadas, com equipe qualificada e as recomendações elencadas, podem reduzir as perdas em até 80%.

 

rEVISTA