O varejo brasileiro perde, anualmente, bilhões de reais com quebras operacionais, erros administrativos e furtos (internos e externos). O índice médio das perdas no varejo em 2022 foi de 1,48%, o que representa algo em torno de R$ 31,7 bilhões, contabilizando que o varejo restrito movimentou R$ 2,14 tri no ano passado, como aponta a 6ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro elaborada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). Para diminuir as perdas, ter um plano com boas práticas é essencial.
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Uma das maiores festas populares brasileiras, o Carnaval, está chegando. Neste ano ele ocorre entre 18 e 21 de fevereiro, além da Quarta-Feira de Cinzas, no dia 22. O período também é muito bom em vendas para os varejistas, especialmente do setor de supermercados com alimentos e bebidas. Drogarias e farmácias também costumam registrar um aumento na procura de alguns medicamentos, como analgésicos, além de preservativos. E o movimento de pessoas exige uma maior eficiência operacional e que, consequentemente, gere menos perdas no varejo.
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Você, varejista, sabe quanto deixa de ganhar (ou seria pode estar perdendo???) com as perdas geradas especialmente por furtos praticados, em grande parte, por falsos clientes? Se ainda não parou para fazer as contas, é bom ficar muito atento. Afinal, seu lucro pode estar indo por água abaixo por falta de conhecimento ou negligência mesmo. Mas é bom saber que um EAS, com antenas antifurto e etiquetas, por exemplo, e o CFTV são o básico indispensável na proteção ao lucro de sua loja.
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Adoção de tecnologia e treinamentos levam varejo a manter lucro no Natal
Enfim, o melhor período de vendas para os supermercadistas brasileiros chegou. Faltam poucos dias para o Natal e eles esperam um desempenho muito melhor nos negócios do que aquele registrado em 2021. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aposta que as vendas no varejo no Estado de São Paulo, incluídas aí as dos supermercados, devem crescer 8% em dezembro, impulsionadas pelo pagamento do 13º salário e pelo consumo do Natal. O porcentual representa R$ 8,8 bilhões a mais do que o faturado no mesmo período do ano passado.
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Quais as métricas mais importantes da prevenção de perdas que você precisa saber e entender?
É essencial varejo ter métricas para prevenir perdas. Você, varejista, certamente já ouviu a famosa expressão: “você não sabe o que perde porque não mensura, e não mensura porque não sabe o que perde”. Definitivamente, as perdas, sejam elas conhecidas ou não, são as grandes vilãs para a rentabilidade dos varejistas. Portanto, prevenir perdas no varejo é essencial para a saudabilidade financeira de uma empresa e o primeiro passo é estabelecer algumas métricas para acompanhamento e controle.
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Entra ano, sai ano, e a história no varejo brasileiro não muda. O melhor período de vendas para os lojistas entra na reta final para os preparativos (não se espante, portanto, se nas próximas semanas vitrines já surgirem com algumas decorações) com foco total no Natal. Mas é também o momento para que eles já se preparem ou fiquem ainda mais alertas para combater as perdas no varejo, originárias especialmente por furtos e erros operacionais.
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A redução do poder de compra do brasileiro, causada principalmente pela queda na renda e na aceleração da inflação, ainda é um dos principais fatores para que o varejo caminhe com o freio de mão puxado em 2022. Lojistas aguardam um segundo semestre melhor em vendas e no resultado final dos negócios. E para isso, tecnologia e boas práticas são fundamentais para que eles apostem no lucro de suas operações.
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No novo cenário do varejo brasileiro causado pela pandemia do coronavírus, ter diferentes canais de comunicação e de vendas passou a ser fundamental para as empresas do setor supermercadista. Nesse contexto “pipocaram” as vendas pelo e-commerce.
Segundo um levantamento feito pela Linx, especialista em tecnologia para o varejo e software de gestão, houve crescimento de 39,64% no número de pedidos e de 33,99% na receita das vendas comparando-se o ano de 2020 com o de 2021. O número de pedidos de janeiro a junho de 2021 cresceu 58,39% em relação ao mesmo período de 2020, enquanto de julho a dezembro o crescimento foi de 23,9%.
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No cenário atual, a prevenção de perdas se tornou essencial para o varejo obter lucro, aumentar a rentabilidade e evitar perdas constantes. Mas a falta de um bom planejamento estratégico ou até mesmo por descuido nos processos, pode trazer consequências desastrosas a curto, médio e longo prazo, causando a redução de lucro, problemas administrativos, desperdícios ou até mesmo denegrindo a imagem da empresa.
Ok, entendemos que prevenção de perdas é importante, mas como colocar em prática? Como ter controle? O que fazer? Essas dúvidas são daquelas que não existem respostas imediatas ou exatas. Cada negócio precisa entender os problemas encontrados e suas necessidades. Por isso, sugerimos a leitura desse artigo.
Confira a lista abaixo dos erros mais comuns que o varejo pratica, e o que você deve fazer para evitá-los ao colocar em prática o processo de prevenção de perdas.
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É notável a importância da gestão de estoques e controle de inventário para lucratividade do varejo. Na retomada das operações pós-pandemia, esta gestão e controle tornam-se mais fundamentais ainda para o varejista. A questão aqui é que a área de gestão de estoques costuma ser negligenciada, principalmente pelo varejo alimentar. Portanto, primeiramente o varejista precisa compreender que não existe prevenção de perdas sem uma boa gestão de estoque. Aliás, apenas realizar inventários não significa fazer gestão de estoque. Por isso, pensando no momento de retomada de operações e para reforçar sua importância, disponibilizei algumas dicas para ajudar a fazer uma gestão de estoque eficiente na Revista Prevenção de Perdas e você agora pode conferir aqui no blog.
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Evolução da tecnologia nos processos de recebimento de mercadorias
O recebimento de mercadorias e a frente de caixa são pontos de extrema vulnerabilidade no varejo. Os processos que envolvem estas duas áreas devem ser feitos com bastante atenção e, ainda assim, as perdas podem acontecer. Em relação ao recebimento, varejistas afirmam que as perdas acontecem, em grande parte, devido a erros ou falta de contagem, expedições incorretas dos seus centros de distribuição, problemas de cadastro e recebimento de produtos com data de validade menores que 30% de vida útil (sem negociação comercial para isso). Para resolver este ponto crítico, a Gunnebo desenvolveu uma novidade em tecnologia, o Gatetransfer, ferramenta para gestão de recebimento de mercadorias.
Recentemente, realizei um bate-papo com Vanessa Urbieta, especialista em prevenção de perdas da Gunnebo, em um webinar especial sobre perdas na frente de caixa. Este ponto do varejo, conhecido por sua vulnerabilidade, acumula cerca de 40% das perdas totais de uma loja. Sabendo desta questão, nos reunimos para debater sobre as perdas no varejo nacional, os erros que levam a estas perdas e, principalmente, áreas que influenciem diretamente a frente de caixa, como é o caso do estoque. Neste artigo, falo um pouco mais sobre este assunto que tratei no webinar, mostrando que a gestão de estoque, assim como a gestão de frente de caixa, deve ser encarada de maneira estratégica para um bom desempenho do varejo.
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As últimas pesquisas apresentadas pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas ABRAPPE mostram que a representatividade dos produtos vencidos no varejo só aumenta. Drogarias por exemplo tem 65% de suas quebras operacionais causadas por produtos vencidos. A pesquisa mostrou que o varejo perdeu R$ 1.85 Bilhões em 2018 apenas por produtos vencidos. Então como reduzir esse número?
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Em meu artigo anterior, falei sobre sete erros bem comuns e muito perigosos que o varejista costuma cometer na rotina de sua loja. Estes erros acarretam perdas e atrapalham as estratégias para conquistar resultados superiores no varejo. A lista, que foi inicialmente publicada no BlackBook do Varejo, aponta vários aspectos desde a vitrine até o pós-venda, mas hoje vou focar em um dos pontos, a meu ver, mais importantes: o inventário. Afinal de contas, é por meio dos inventários que podemos avaliar as perdas e solucionar problemas no varejo.
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[APAS SHOW] Novidades em prevenção de perdas que irão hackear sua rotina no varejo
Estamos chegando ao mês de maio e a tão aguardada Apas Show, maior evento supermercadista do mundo, chega à sua 35ª edição, que acontece nos dias 6 a 9 de maio, no Expo Center Norte – SP. Com o tema “Super Hack – Hakeando o Supermercado”, a feira promete trazer uma nova visão para o varejo brasileiro, com discussões e exposições com foco em debater formas de inovar o setor supermercadista. A Apas Show segue sendo este espaço importantíssimo que recebe especialistas de diversas áreas para pensarem juntos novas estratégias para o varejo e a Gunnebo estará lá, agregando a esta discussão sua experiência com tecnologia e inovação em prevenção de perdas e suas soluções de ponta a ponta. Este ano apresentaremos novidades como o XReader e o novo módulo de captura de imagem do Gatecash.
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