Adoção de tecnologia e treinamentos levam varejo a manter lucro no Natal

por Caio Rossi 08-12-2022 11:05
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Enfim, o melhor período de vendas para os supermercadistas brasileiros chegou. Faltam poucos dias para o Natal e eles esperam um desempenho muito melhor nos negócios do que aquele registrado em 2021. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aposta que as vendas no varejo no Estado de São Paulo, incluídas aí as dos supermercados, devem crescer 8% em dezembro, impulsionadas pelo pagamento do 13º salário e pelo consumo do Natal. O porcentual representa R$ 8,8 bilhões a mais do que o faturado no mesmo período do ano passado.

Mais vendas representam também mais pessoas transitando nas lojas no Natal. E por isso mesmo, é preciso que o varejista do setor supermercadista esteja muito atento ao prejuízo oriundo de perdas decorrentes dos furtos, especialmente os externos. Nesse período do ano, eles aumentam entre 30% e 40%, porque os produtos ficam mais expostos nas prateleiras e a demanda é maior.

Seja qual o for o tamanho da empresa, o varejista deve levar em conta que uma pessoa, ao entrar na loja, torna-se um cliente em potencial, mas quando o estabelecimento não dispõe do mínimo de tecnologia para a prevenção de perdas e furtos esse visitante pode tornar-se também uma grande dor de cabeça. Por isso, para um bom gerenciamento das perdas é essencial considerar investimentos em tecnologia.

 

Tecnologia, ao menos com o mínimo necessário

Para começar, uma boa estrutura com circuito interno integrado às etiquetas antifurto e uma política de segurança interna resolvem 95% dos problemas. A pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revela que o CFTV, com 87,1% das menções, é o principal recurso adotado pelos supermercadistas para o ganho da eficiência operacional e a consequente diminuição das perdas.

Ainda de acordo com a Abras, alarmes de acesso, com 86%, coletor de dados para inventários, com 85,4%, também são destaques. O estudo ainda sugere o uso de solução de monitoramento de frente de caixa (57,5%), cofre inteligente (56,6%) e etiquetas antifurto (23,4%).

Ou seja, o mercado tem à disposição uma série de soluções que auxiliam na proteção de produtos, garantem a segurança da loja, além de facilitar a gestão e o controle das equipes operacionais, inclusive no recebimento e mercadorias na retaguarda, e de vendas. O que se tem à disposição no país é bastante eficaz, mas também é necessário ter uma gestão eficiente e um bom capital humano.

Tecnologias integradas: mais recursos e menos custos

A boa notícia é que a tecnologia de prevenção de perdas, atuando de maneira integrada, gera mais segurança às operações, reduz custos, aumenta produtividade, melhora processos e, consequentemente, amplia as margens de lucro do varejista. Hoje, por exemplo, a proteção das lojas com sistemas antifurto EAS (Electronic Article Survaillance) pode ser ampliada por meio do monitoramento remoto. O controle é online e a análise feita em tempo real, indicando informações sobre o funcionamento da antena e se houve disparos de alarme do sistema.

O Gatecash, solução que permite a gravação e classificação de eventos no PDV através de imagens, e audita as operações realizadas no momento do checkout, a partir do cruzamento da análise de imagens e áudios em associação a conferência de cupons fiscais, é outra solução que pode atuar de maneira integrada com o sistema comercial do supermercadista. Assim é possível transformar os processos de auditoria mais eficientes e ágeis na frente de caixa, reduzindo perdas e erros operacionais, além de garantir melhorias no atendimento ao cliente.

Nas operações de retaguarda, o supermercadista tem à disposição o Gatetransfer, que atua no processo de recebimento de mercadorias de maneira eficiente, oferecendo informações precisas e corretas sobre os itens e alimentando todo o processo de controle de estoque e de vendas. Com isso é possível reduzir as perdas, aumentar a produtividade, revisar e garantir o bom andamento dos processos.

Ambas as soluções, além de otimizar as perdas, também têm funcionado com excelentes ferramentas de gestão e treinamentos para os colaboradores, especialmente aqueles que atuam como operadores de caixa. A partir de algumas constatações, erros podem ser ajustados e melhorias adotadas.

 

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Topics: Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Eventos, Recebimento de Mercadorias, Sistemas Antifurtos