Como aproveitar ao máximo os sistemas de CFTV de sua loja

por Marcelo Andrade 08-11-2018 13:11
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O CFTV - Circuito Fechado de TV - é uma ferramenta bastante popular para a prevenção de perdas, que auxilia no monitoramento de diversos estabelecimentos. É utilizada frequentemente, mas será que os varejistas estão realmente aproveitando todo o potencial desta ferramenta a seu favor? O CFTV é mais comumente usado para vigilância por vídeo. Nas lojas, sua presença há muito tempo é um método eficaz de evitar furtos com caráter inibitórios a estas ações, mas vai além disso o CFTV também pode ajudar se soubermos utilizar as operações armazenadas ao longo do tempo. Neste artigo, vamos comentar algumas destas vantagens extras que um CFTV pode trazer para a sua loja e te ensinar a utilizá-lo de maneira mais estratégica.

Gerenciamento de filas

Sabemos que a questão das filas é um dos pontos mais importantes para os consumidores. Longas filas são frequentemente listadas como a razão mais provável para os clientes não retornarem a uma loja e até mesmo para desistirem de sua compra. Com um software de gestão de imagens adequado, o varejista pode, de maneira estratégica, analisar os dados e ajudar a eliminar este problema, que causa uma imensa irritação para os compradores e possíveis perdas por desistência, pois hoje em dia as câmeras podem realizar esta tarefa de forma automatizada enviando alertas em tempo real aos operadores do CFTV, para que se abra novos caixas por acumulo de clientes e longas filas.

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Além de lojas, o monitoramento de filas de vídeo também é usado por aeroportos e parques temáticos. A ferramenta permite que os varejistas rastreiem os comprimentos das filas e os tempos de espera atuais. Isso não apenas ajuda os varejistas a reagir quase que instantaneamente a longas filas, buscando reduzi-las, mas também ajuda a prever em que períodos do dia há mais movimento e, assim, alocar melhor os funcionários para ajudar os clientes.

Os padrões de acompanhamento de clientes são surpreendentemente consistentes ao longo do tempo, de modo que o planejamento de recursos e equipe pode ser muito mais eficaz. E, no caso de uma demanda inesperada, se um gerente de loja souber quantos clientes entraram na loja 15 minutos atrás, a equipe estará mais bem preparada para lidar com mais pessoas que o de costume.

 

Comportamento do Cliente

O CFTV também pode ser usado para gerar mapas de calor e tracking, demostrando quais são as áreas mais visitadas de uma loja e quanto tempo os clientes gastaram em um único local. Estes dados são incrivelmente valiosos para medir a eficácia de exibições, publicidade e outras campanhas.

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Ao analisar os mapas de calor, também é possível entender quais locais da loja precisam de mais funcionários e até mesmo quais são os melhores locais para alocar expositores, cartazes de promoção ou informações importantes e produtos que precisam de maior destaque.

 

Além disso hoje temos câmeras com reconhecimento facial, trazendo a informação valiosa do tipo de perfil frequentam seu negócio, por exemplo: homem ou mulher, faixa etária, humor, entre outros. Pode-se saber em quais horários por dia, semana ou período estes clientes estão em sua loja, para que ao obter essas informações o varejista possa alinhar melhor o mix de produtos ao tipo de cliente ou público-alvo.

O monitoramento de câmeras auxilia em campanhas publicitarias mais direcionadas ao tipo de cliente de cada negócio, gerando um aumento de vendas estratégico.

 

Integração

O CFTV é muito mais poderoso quando conectado a outros sistemas de segurança. A tecnologia IP, por exemplo, permite que as câmeras compartilhem dados com dispositivos de armazenamento e processamento. Quando combinado com o software para vídeo análise ou soluções embarcadas nas próprias câmeras, os varejistas podem usar o CFTV para gestão de fluxo, filas, intenção de compra, área mais visitadas etc. 

 

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*Este artigo foi publicado originalmente em 08-11-2018 e atualizado em 08/06/2022

 

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Topics: Perdas no Varejo, CFTV