Páscoa (abril), Dia das Mães (maio), Dia dos Namorados (junho), Dia dos Pais (agosto), Dia das Crianças (outubro), Black Friday (novembro) e Natal (dezembro). O que essas datas têm em comum? Além de serem importantes para as pessoas pela simbologia, são veneradas pelo varejo e objeto de estratégias cada vez mais elaboradas pelos comerciantes e empresários para levar pessoas às lojas, aumentar as vendas, posicionar ou consolidar a marca. Elas também fazem parte do calendário estratégico anual dos varejistas para diminuir as perdas e obter mais lucro nas operações.
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Índice de perdas cai na pandemia, mas os prejuízos ainda são gigantes
De acordo com a 4ª Pesquisa de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pela Abrappe, em 2020 o índice médio de perdas foi de 1,33%, menor do que o registrado um ano antes, quando chegou à marca de 1,36%. Entretanto, em valores, as perdas alcançam a espantosa quantia de R$ 23,26 bilhões, valor que como empresa a colocaria no ranking dos top 10 do varejo nacional no quesito faturamento anual.
Os 5 artigos sobre varejo favoritos de nossos leitores em 2020
O ano de 2020 foi completamente atípico para o mundo todo. Em março, o Brasil viu chegar a pandemia causada pelo novo coronavírus, e o surto de casos de COVID-19. Rapidamente o varejo se viu obrigado a mudar sua abordagem, lojas foram fechadas por medidas de segurança e apenas setores essenciais como supermercados e farmácias puderam seguir abertos, mas adotando novos protocolos de segurança que tornaram seu dia a dia bastante complexo. Pelo olhar do consumidor, vimos a insegurança e o medo de enfrentar uma doença desconhecida, o que fez as vendas caírem no primeiro semestre. Foi preciso meses para que os varejistas conseguissem se realinhar à nova realidade, descobrindo novas formas de tocar seus negócios, como foi o caso do e-commerce, que cresceu como nunca.
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Tendência que vem se fortalecendo nos últimos anos, a economia do compartilhamento vem conquistando seu espaço no mercado do varejo. Os questionamentos sobre onde realizar investimentos no varejo ganham fôlego e cada vez mais o varejista se pergunta se vale mais a pena comprar ou alugar equipamentos e nova tecnologias para suas lojas. Já comentamos anteriormente aqui no blog sobre as definições de Capex e Opex, agora, em uma matéria para o portal NewTrade, apontei as diferenças e principais objetivos de cada uma destas estratégias de investimento e você pode conferir abaixo.
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Para combater os roubos e furtos tão comuns no varejo, é preciso investir em soluções de segurança que protejam diretamente os pontos mais vulneráveis, como por exemplo a entrada de uma loja. Dentre as soluções disponíveis no mercado, uma das mais conhecidas e procuradas é a tecnologia EAS ou Vigilância Eletrônica de Mercadoria. As famosas antenas de proteção ou sensores antifurtos são uma forma eficaz de prevenir perdas sejam elas roubos ou furtos. Sabemos que o objetivo desta tecnologia é proteger os produtos, mas como funcionam os sensores antifurtos tão comumente encontrados nas portas de lojas do varejo?
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São visíveis o forte crescimento e a expansão das categorias de pequeno e médio varejo. Por conta disso, vemos mudar a cultura e o modelo de gestão de varejo. O objetivo não é apenas crescer, mas também conseguir se manter competitivo frente às grandes redes. O conceito de “caro” e “despesa” que era atribuído ao uso de tecnologias no varejo vem perdendo força. Cada vez mais, vemos os varejistas encararem ferramentas e soluções para auxiliar a gestão do varejo de outra forma, transformando estes conceitos na palavra “investimento”.
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Com produtos pequenos e de alto valor agregado, o varejo farmacêutico costuma ser um grande alvo das perdas e furtos que assolam as lojas em nosso país. Sem proteção adequada, as perdas podem disparar e causar danos irreparáveis para os varejistas. Porém, a cada dia, vemos crescer a preocupação com esta questão e, consequentemente, cresce também o comprometimento do varejista com soluções para prevenção de perdas. Hoje, as grandes redes não abrem mais novas lojas sem equipamentos de segurança e proteção. Câmeras de segurança, equipamentos de vigilância eletrônica, monitoramento de frente de caixa, todas estas ferramentas de prevenção de perdas estão ao alcance e, felizmente, são cada vez mais usadas pelas farmácias.
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Solução de controle de acesso ajuda na contenção do coronavírus
O coronavírus é uma realidade mundial e, no Brasil, atingimos a marca de mais de trinta mil mortes e vimos grande parte das atividades comerciais e serviços paralisados. Uma série de recomendações e medidas de segurança foram e ainda estão sendo adotadas pelas empresas dos mais variados segmentos, sempre seguindo as diretrizes de higiene para proteger sua equipe e seus clientes, automatizando processos e reduzindo o contato. Com a perspectiva de reabertura do comércio, mais empresas precisarão se adaptar a esta nova realidade. E não há dúvidas de que contar com a ajuda da tecnologia tornará essa adaptação mais rápida e fácil. Nesse cenário, surgem soluções que vão do kit de controle de infecção às catracas de acesso, disponibilizadas pela Gunnebo para ajudar nossos varejistas.
Trazer em seu DNA a missão de ser o parceiro confiável dos consumidores e profissionais do setor tem sido o principal objetivo da Obramax, primeiro atacarejo de materiais de construção do Brasil, que faz parte da rede do Grupo Adeo, assim como a Leroy Merlin. Em janeiro de 2018, a empresa inaugurou, em São Paulo, sua primeira unidade e em março de 2019 lançou sua segunda loja em Praia Grande, litoral paulista, focando em adaptar as soluções em prevenção de perdas da Gunnebo desde seu projeto inicial, fortalecendo a ideia de que a loja deve pensar em prevenir perdas desde o princípio.
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[APAS SHOW] Novidades em prevenção de perdas que irão hackear sua rotina no varejo
Estamos chegando ao mês de maio e a tão aguardada Apas Show, maior evento supermercadista do mundo, chega à sua 35ª edição, que acontece nos dias 6 a 9 de maio, no Expo Center Norte – SP. Com o tema “Super Hack – Hakeando o Supermercado”, a feira promete trazer uma nova visão para o varejo brasileiro, com discussões e exposições com foco em debater formas de inovar o setor supermercadista. A Apas Show segue sendo este espaço importantíssimo que recebe especialistas de diversas áreas para pensarem juntos novas estratégias para o varejo e a Gunnebo estará lá, agregando a esta discussão sua experiência com tecnologia e inovação em prevenção de perdas e suas soluções de ponta a ponta. Este ano apresentaremos novidades como o XReader e o novo módulo de captura de imagem do Gatecash.
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A jornada de um consumidor em busca de novidades eletrônicas é cada vez mais multicanal. Inclui a pesquisa online em busca de melhores preços, a consulta a amigos e pessoas próximas sobre novos modelos, e é cada vez mais clara a importância da loja física nesta experiência. Nenhuma interação online substitui a experimentação física do aparelho. Ter, por exemplo, um celular nas mãos, conferir seu peso e tamanho em mãos e testar suas funcionalidades segue sendo essencial para os consumidores. Mas como garantir essa experiência de forma atrativa e, ao mesmo tempo, manter os produtos em segurança? Para isso surgem os cadeados eletrônicos que têm como principal objetivo manter os produtos eletrônicos ao alcance dos clientes e em segurança. Neste artigo você poderá conhecer a solução e conferir exemplos da tecnologia em funcionamento.
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5 exemplos de tecnologias agindo a favor da prevenção de perdas
Em uma matéria publicada na Isto É Dinheiro, nosso especialista e diretor da Gunnebo, Luiz Fernando Sambugaro já pontuava como a competitividade é algo essencial para o mercado do varejo evoluir. Aumentar vendas, garantir lucros, se posicionar e se destacar devem ser objetivos dos varejistas. E nada como contar com a tecnologia para alcançar essas metas e ajudar o dia a dia no varejo a gerar mais resultados e aumentar sua performance. Segundo o especialista, não basta focar apenas em soluções que priorizem o aumento das vendas. Há tempos encontramos no mercado soluções que trabalham com foco em redução de perdas e na melhora operacional das lojas, trazendo mais vantagens para o varejo. Para exemplificar este tipo de tecnologia que já vem sendo utilizada com sucesso há alguns anos, selecionamos 5 cases de soluções para prevenção de perdas aplicadas ao varejo brasileiro.
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As festas de final de ano, principalmente o Natal, são última oportunidade do ano para os varejistas alavancarem suas vendas. O décimo terceiro, as bonificações, os presentes para a família, tudo isso traz excelentes chances de lucrar ainda mais neste período, aumentando em até 23,8% a movimentação nas lojas. Porém, junto dos consumidores, surgem os furtantes, de olho nos produtos. É comprovado que as perdas aumentam nesta época e o varejista precisa estar preparado e se proteger contra elas, evitando a dor de cabeça de ter mais prejuízo do que lucros. Para ajudar aos nossos colegas varejistas, falei sobre este assunto para a Revista NewTrade, dando dicas e conselhos para prevenir perdas no Natal.
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Seguindo a série de artigos que abordam e explicam as diferenças e utilizações dos sensores antifurtos para varejo, chegamos ao terceiro artigo, agora focado na tecnologia RF e suas especificidades. Em um primeiro momento, falamos sobre o funcionamento dos sensores antifurtos na porta das lojas, depois apresentamos as aplicações mais comuns das antenas antifurtos AM. Agora você poderá conferir as indicações das antenas com tecnologia Rádio-Frequência (RF).
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Com o surgimento da internet e de outras tecnologias, vimos surgir o comércio eletrônico de mercadorias. Esta alternativa para compras continua crescendo no mundo todo e também aqui no Brasil. Mas, como toda ação que envolve o universo online, existem riscos relacionados às compras online, que deixam o consumidor, seja ele iniciante ou experiente, atento e desconfiado e sua maior preocupação é em relação à segurança das transações financeiras. Para conversar sobre segurança e conveniência de pagamentos online convidamos o especialista Thiago Chueiri, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, que irá explicar como a tecnologia evolui, buscando garantir compras online mais seguras e confiáveis, aqui no PDV – Por dentro do varejo.