Trazer em seu DNA a missão de ser o parceiro confiável dos consumidores e profissionais do setor tem sido o principal objetivo da Obramax, primeiro atacarejo de materiais de construção do Brasil, que faz parte da rede do Grupo Adeo, assim como a Leroy Merlin. Em janeiro de 2018, a empresa inaugurou, em São Paulo, sua primeira unidade e em março de 2019 lançou sua segunda loja em Praia Grande, litoral paulista, focando em adaptar as soluções em prevenção de perdas da Gunnebo desde seu projeto inicial, fortalecendo a ideia de que a loja deve pensar em prevenir perdas desde o princípio.
“Adaptar as instalações para um projeto de grande envergadura precisa de parcerias muito comprometidas com os resultados. A Gunnebo, desde o primeiro momento, ofereceu um atendimento muito próximo e sempre disposta a ajudar e colaborar” - Juan Manuel Carretero, diretor da Obramax.
Nas lojas, a Obramax elegeu as principais soluções em prevenção de perdas da Gunnebo. Ambas contam com o sistema de CFTV, EAS (antenas e etiquetas), alarme de intrusão e o Gatecash. Como o projeto foi pensado desde o início, foi possível que a equipe desenvolvesse com cuidado toda a infraestrutura e o cabeamento para as tecnologias de Prevenção de Perdas. A Gunnebo também fez o acompanhamento dos processos de instalação, além de garantir o funcionamento e desempenho dos produtos.
No monitoramento, a Obramax optou pelo CFTV HD. A tecnologia dessa solução oferece o melhor custo-benefício do mercado, além de ter uma imagem similar à de um sistema de câmera IP. A tecnologia HD permite transmitir vídeo e dados no mesmo cabo coaxial ou UTP, o que representa uma maior economia. O sistema HD realiza gravações em resolução 720p, 1080p e até 5MP e pode gravar imagens analógicas e IPs.
O CFTV representa uma ferramenta de grande valor para a Obramax. De acordo com Juan Manuel, a solução dá uma cobertura com muito detalhe, além de fornecer provas judiciais caso precisem, ampliando a capacidade de análise do pessoal de segurança. O CFTV ainda ajuda a identificar as zonas quentes da loja e alguns comportamentos suspeitos de visitantes. Ajuda não só na segurança, como também na gestão da equipe e em ações de marketing.
Para o diretor da Obramax, contar com a tecnologia ideal é importante para obter bons resultados, mas sem esquecer que o monitoramento é realizado por pessoas e essas precisam receber treinamentos rigorosos e periódicos. A união destas duas forças é a resposta para a redução das perdas.
“Câmeras e sistemas de alarmes, em geral, são os investimentos mais comuns. Todas as ações são acompanhadas de perto pelas empresas de segurança patrimonial, que garantem o andamento dos processos” – Juan Manuel Carretero, diretor da Obramax
A cultura da prevenção de perdas na Obramax é muito forte e sua difusão dentro da empresa é prioridade. Na Bricoman, como é conhecida na Europa, também são adotadas medidas de segurança em todas as suas cerca de 80 lojas, em quatro países diferentes.
![]() |
Esta matéria foi publicada originalmente na Revista Prevenção de Perdas 11. Para acessar mais conteúdos como este, clique neste link e baixe gratuitamente a versão digital da revista. |
Mais informações de cases de sucesso:
Coop reduz em 30% as perdas na frente de caixa com monitoramento
Antena antifurto com detector de metal permite ação mais focada na CAEDU
Leroy Merlin aprova TUB Câmera: solução de segurança para grandes espaços