O varejo brasileiro perde, anualmente, bilhões de reais com quebras operacionais, erros administrativos e furtos (internos e externos). O índice médio das perdas no varejo em 2022 foi de 1,48%, o que representa algo em torno de R$ 31,7 bilhões, contabilizando que o varejo restrito movimentou R$ 2,14 tri no ano passado, como aponta a 6ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro elaborada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). Para diminuir as perdas, ter um plano com boas práticas é essencial.
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Todo varejista já sabe: em um segmento onde as margens são muito apertadas, qualquer ganho com a eficiência operacional é fundamental para o sucesso da empresa. E com ela, a companhia consegue gerenciar seus recursos e processos de forma mais efetiva, reduzindo custos e aumentando a sua lucratividade. Ou seja, ponto vital para a saúde dos negócios. Um detalhe importante nesse cenário é a manutenção em dia das principais soluções tecnológicas presentes na loja.
Entra ano, sai ano, terminado o Carnaval, o varejo supermercadista prepara suas gôndolas e prateleiras para receber deliciosos e recheados ovos de Páscoa com promoções e campanhas para a primeira grande data de consumo na temporada. E quer uma boa notícia? Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as expectativas para a Páscoa de 2023 são altas, com um crescimento de 30% nas vendas. No ano passado, o comércio em geral faturou R$ 2 bilhões.
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Uma das maiores festas populares brasileiras, o Carnaval, está chegando. Neste ano ele ocorre entre 18 e 21 de fevereiro, além da Quarta-Feira de Cinzas, no dia 22. O período também é muito bom em vendas para os varejistas, especialmente do setor de supermercados com alimentos e bebidas. Drogarias e farmácias também costumam registrar um aumento na procura de alguns medicamentos, como analgésicos, além de preservativos. E o movimento de pessoas exige uma maior eficiência operacional e que, consequentemente, gere menos perdas no varejo.
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Você, varejista, sabe quanto deixa de ganhar (ou seria pode estar perdendo???) com as perdas geradas especialmente por furtos praticados, em grande parte, por falsos clientes? Se ainda não parou para fazer as contas, é bom ficar muito atento. Afinal, seu lucro pode estar indo por água abaixo por falta de conhecimento ou negligência mesmo. Mas é bom saber que um EAS, com antenas antifurto e etiquetas, por exemplo, e o CFTV são o básico indispensável na proteção ao lucro de sua loja.
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Um levantamento da HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), apontou que o lucro dos estabelecimentos de rua no país registrou alta de 22% nesse primeiro semestre de 2022, enquanto as lojas em shoppings centers somaram aumento de 11%. Com isso, o varejo, especialmente de moda, espera um desempenho bastante positivo nos meses que fecham o ano.
Quando se pensa em prevenção de perdas, a primeira tecnologia que, invariavelmente, que vem à memória dos varejistas é o sistema de CFTV. Por isso mesmo é a solução mais adquirida no mercado, pois permite a identificação de indivíduos em atividades ilegais, também serve para desencorajar essas ações, antes delas acontecerem. Agora, imagine poder contar com um sistema de monitoramento visual 360º, que lhe garante muito mais segurança e uma melhor gestão de seu negócio? E quer mais: com menor custo.
A solução de monitoramento visual 360º em questão é a TUB Câmera da Gunnebo Cash Management. Com ela é possível ter 100% de cobertura visual, ultrassensibilidade e rapidez nas ações - ela percorre até 6 metros por segundo, ou seja, alcança uma velocidade de 20km/h. Com esse deslocamento, é capaz de cobrir todo o ambiente sem perder nenhum evento suspeito.
Quais as principais mudanças na área de prevenção de perdas nos últimos anos?
Recentemente, tive o prazer de conversar, junto com Vanessa Urbieta, com Márcio Fialho, consultor e executivo especializado em prevenção de perdas, com passagem em grandes empresas. Atualmente, Fialho é gerente de segurança patrimonial e facilities na Fastshop. Durante o bate-papo, ele ressaltou como a prevenção de perdas é uma área geradora de melhorias para o varejo e ajuda a gerar um conhecimento valioso para todas as áreas do negócio. Vou apresentar aqui um breve resumo de nossa conversa no episódio 18 do Podcast PDV – Por Dentro do Varejo que você pode conferir na íntegra dando play no player abaixo:
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Como dados de sistemas antifurtos podem ajudar na gestão da loja de varejo?
A tecnologia vem modificando a forma que interagimos com o mundo e não seria diferente com o varejo. Com a ajuda de dados coletados com ferramentas cada vez mais eficientes, a tecnologia transformou e segue transformando o varejo, orientando gestores e varejistas a alcançarem melhores resultados. As lojas físicas, em um cenário de maior competividade e com consumidores cada vez mais exigentes, precisa buscar oferecer a melhor experiência, com mais produtividade, atratividade e, é claro, menos perdas. Pensando neste cenário, apresentamos o novo EAS Inteligente, uma evolução dos sistemas antifurtos que vem para transformar ainda mais o varejo.
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Recentemente falamos sobre a evolução do canal farma e de como a venda de produtos mudou com o passar do tempo. As farmácias e drogarias deixaram de ser apenas locais onde compramos medicamentos e passaram a ter uma variedade bem maior em perfumaria e itens pessoais. Aumentando o mix de produtos, cabe ao varejista repensar a gestão e suas estratégias de vendas. A Revista Prevenção de Perdas edição 11, apresentou cinco soluções tecnológicas que podem ajudar a melhorar os resultados do varejo farmacêutico e agora você pode conferir aqui.
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É notável a importância da gestão de estoques e controle de inventário para lucratividade do varejo. Na retomada das operações pós-pandemia, esta gestão e controle tornam-se mais fundamentais ainda para o varejista. A questão aqui é que a área de gestão de estoques costuma ser negligenciada, principalmente pelo varejo alimentar. Portanto, primeiramente o varejista precisa compreender que não existe prevenção de perdas sem uma boa gestão de estoque. Aliás, apenas realizar inventários não significa fazer gestão de estoque. Por isso, pensando no momento de retomada de operações e para reforçar sua importância, disponibilizei algumas dicas para ajudar a fazer uma gestão de estoque eficiente na Revista Prevenção de Perdas e você agora pode conferir aqui no blog.
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As antenas, etiquetas antifurtos e desativadores, bastante conhecidos dos varejistas, são essenciais para a redução de perdas em lojas de varejo e supermercados, mas, como toda tecnologia, os sistemas antifurtos também passaram por transformações e inovações. É o caso do EAS Inteligente, que vem para ajudar o varejo a melhorar seus processos, realizando uma melhor gestão de pessoas, reduzindo perdas com ainda mais eficácia. Com a tecnologia EASi, os sistemas antifurtos assumem um novo papel na Prevenção de Perdas. Neste artigo, reunimos seis razões para investir nesta inovação da tecnologia e esquecer tudo o que você acreditava saber sobre sistemas antifurtos.
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Tecnologia traz experiência positiva para PDVs do Verona Supermercados
Uma busca constante das redes de supermercado é conseguir reduzir as perdas na frente de caixa para garantir os lucros, já que a frente de caixa acumula cerca de 40% das perdas das lojas de varejo. Foi com este objetivo inicial que a Rede Verona Supermercados buscou o auxílio da tecnologia para PDV. Mas as vantagens oferecidas pelo Gatecash não ficaram só aí. Com a ferramenta, o Verona conseguiu também melhorar o atendimento aos clientes em suas lojas, como contamos na nova edição da Revista Prevenção de Perdas.
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Tendência que vem se fortalecendo nos últimos anos, a economia do compartilhamento vem conquistando seu espaço no mercado do varejo. Os questionamentos sobre onde realizar investimentos no varejo ganham fôlego e cada vez mais o varejista se pergunta se vale mais a pena comprar ou alugar equipamentos e nova tecnologias para suas lojas. Já comentamos anteriormente aqui no blog sobre as definições de Capex e Opex, agora, em uma matéria para o portal NewTrade, apontei as diferenças e principais objetivos de cada uma destas estratégias de investimento e você pode conferir abaixo.
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Questão antiga do varejo, produtos violados durante as compras são um tipo de perda comum para os varejistas, principalmente em supermercados. Muitos colegas costumam conversar comigo sobre esta questão, e uma das principais dúvidas é sobre como encarar este tipo de perda. Embalagens vazias encontradas no interior das lojas de produtos consumidos sem o devido pagamento são considerados furtos, avaria, degustação? Como resolver esta questão e identificar os principais produtos vítimas desta prática? Foi sobre este assunto que falei em meu canal Café com Prevenção e irei comentar aqui também.
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