Tendência que vem se fortalecendo nos últimos anos, a economia do compartilhamento vem conquistando seu espaço no mercado do varejo. Os questionamentos sobre onde realizar investimentos no varejo ganham fôlego e cada vez mais o varejista se pergunta se vale mais a pena comprar ou alugar equipamentos e nova tecnologias para suas lojas. Já comentamos anteriormente aqui no blog sobre as definições de Capex e Opex, agora, em uma matéria para o portal NewTrade, apontei as diferenças e principais objetivos de cada uma destas estratégias de investimento e você pode conferir abaixo.
Para se manter competitivo no varejo, é preciso investir continuamente em tecnologias mais recentes. Neste cenário, o varejista se pergunta: é melhor comprar ou alugar equipamentos para minha loja?
Quando vale a pena comprar equipamentos (CAPEX)?
- A posse do ativo traz vantagens competitivas permanentes pela exclusividade ou unicidade do bem;
- O ativo possui propriedade intelectual a ser protegida, o que impede a locação por terceiros. Exemplo: plantas industriais de alta tecnologia;
- Agentes financeiros não operam com esse tipo de ativo ou o valor da locação é muito elevado, tonando a compra mais vantajosa, independentemente do prazo;
- Possibilidade de um mercado secundário em que o bem usado/depreciado possa ser revendido com facilidade, condição cada dia mais difícil de ser encontrada.
Quando vale a pena alugar equipamentos (OPEX)?
- Apenas a disponibilidade do bem é suficiente, ou seja, a posse não constitui diferencial competitivo relevante;
- A tecnologia intrínseca se torna obsoleta rapidamente;
- Os ativos exigem disponibilidade permanente e manutenção contínua;
- Existe boa oferta de locação ou leasing operacional dos itens desejados;
- O valor de revenda após a depreciação é muito baixo ou inexistente.
Não há uma regra universal que contemple todos os tipos de ativos, para todas as empresas e mercados, em todos os momentos. Cada decisão é única e deve ser tomada de acordo com as características de cada equipamento e empresa e alinhada à estratégia de longo prazo do negócio, sempre avaliando e comparando as opções de Capex e Opex.
→ Quer saber a diferença entre Capex e Opex? Clique aqui.
* Artigo publicado originalmente no portal NewTrade.
Mais sobre investimento em tecnologias para o varejo:
Por que mudar meu formato de gestão no varejo?
Como funcionam os sensores antifurtos na entrada das lojas?
Como o varejista pode proteger o caixa e manter o investimento essencial?