Entra ano, sai ano, terminado o Carnaval, o varejo supermercadista prepara suas gôndolas e prateleiras para receber deliciosos e recheados ovos de Páscoa com promoções e campanhas para a primeira grande data de consumo na temporada. E quer uma boa notícia? Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as expectativas para a Páscoa de 2023 são altas, com um crescimento de 30% nas vendas. No ano passado, o comércio em geral faturou R$ 2 bilhões.
Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos
Tudo o que você precisa saber sobre gestão de numerários para o varejo
Você varejista sabe o quanto investe para agilizar suas operações financeiras ou perde com a falta de uma boa gestão de numerário de sua empresa? Pois bem, é bom ficar muito atento. Mesmo com a ascensão dos pagamentos digitais e dos cartões de plástico, o pagamento em dinheiro ainda tem uma participação importante no varejo brasileiro.
Quais as métricas mais importantes da prevenção de perdas que você precisa saber e entender?
É essencial varejo ter métricas para prevenir perdas. Você, varejista, certamente já ouviu a famosa expressão: “você não sabe o que perde porque não mensura, e não mensura porque não sabe o que perde”. Definitivamente, as perdas, sejam elas conhecidas ou não, são as grandes vilãs para a rentabilidade dos varejistas. Portanto, prevenir perdas no varejo é essencial para a saudabilidade financeira de uma empresa e o primeiro passo é estabelecer algumas métricas para acompanhamento e controle.
Perdas no Varejo, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias
Entra ano, sai ano, e a história no varejo brasileiro não muda. O melhor período de vendas para os lojistas entra na reta final para os preparativos (não se espante, portanto, se nas próximas semanas vitrines já surgirem com algumas decorações) com foco total no Natal. Mas é também o momento para que eles já se preparem ou fiquem ainda mais alertas para combater as perdas no varejo, originárias especialmente por furtos e erros operacionais.
Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias
No novo cenário do varejo brasileiro causado pela pandemia do coronavírus, ter diferentes canais de comunicação e de vendas passou a ser fundamental para as empresas do setor supermercadista. Nesse contexto “pipocaram” as vendas pelo e-commerce.
Segundo um levantamento feito pela Linx, especialista em tecnologia para o varejo e software de gestão, houve crescimento de 39,64% no número de pedidos e de 33,99% na receita das vendas comparando-se o ano de 2020 com o de 2021. O número de pedidos de janeiro a junho de 2021 cresceu 58,39% em relação ao mesmo período de 2020, enquanto de julho a dezembro o crescimento foi de 23,9%.
Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias
O calendário comercial brasileiro tem uma série de datas comemorativas no ano que atraem clientes e ampliam vendas. São aqueles períodos mais aguardados pelos varejistas de todos os setores, do supermercadista ao têxtil, passando pelo eletroeletrônico. Estão nesse rol o Natal, Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e a Páscoa. Fundamentalmente, proteger seu lucro é essencial, pois um fluxo alto de clientes na loja não é, necessariamente, sinônimo de um faturamento maior.
Trabalhando sempre com margens muito pequenas, o varejista, se não ficar bem alerta e com os olhos atentos nas ações de pessoas mal-intencionadas nessas datas, pode ter dores de cabeça com perdas oriundas de fraudes, desvios e furtos. Portanto, proteger seu lucro torna-se imperativo.
Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos
3 fases da Prevenção de Perdas rumo ao nível estratégico do varejo
O cenário atual do varejo demanda uma gestão cada vez mais analítica. Por isso se torna ainda mais importante utilizar soluções focadas em entregar não apenas prevenção, mas também informações relevantes para os gestores, que possibilitem reavaliar processos para atuar de forma mais assertiva. Este artigo, publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas, apresenta a transformação da Prevenção de Perdas rumo a um nível mais estratégico, utilizando como exemplo a gestão da frente de caixa.
Perdas na frente de caixa? Antes de desconfiar do time, leia este artigo
Toda a loja de varejo física gira em torno de realizar boas vendas. Ter um bom relacionamento com o cliente, um mix de produtos satisfatório e um bom layout de loja é fundamental, mas não podemos nos esquecer do local onde estas vendas são concluídas: a frente de caixa. Em outro artigo, comentei sobre problemas comuns na frente de caixa, que muitas vezes podem ocasionar até 40% das perdas no varejo, captados pela ferramenta de monitoramento de checkout, o Gatecash. Para garantir boas vendas, é preciso ter atenção ao PDV. Para isso, depois de mostrar alguns flagrantes, agora reuni algumas das causas mais comuns de perdas na frente de caixa e dei dicas de como evitá-las.
Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos
Recentemente falamos sobre a evolução do canal farma e de como a venda de produtos mudou com o passar do tempo. As farmácias e drogarias deixaram de ser apenas locais onde compramos medicamentos e passaram a ter uma variedade bem maior em perfumaria e itens pessoais. Aumentando o mix de produtos, cabe ao varejista repensar a gestão e suas estratégias de vendas. A Revista Prevenção de Perdas edição 11, apresentou cinco soluções tecnológicas que podem ajudar a melhorar os resultados do varejo farmacêutico e agora você pode conferir aqui.
Perdas no Varejo, Contagem de Fluxo de Pessoas, CFTV, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos
É notável a importância da gestão de estoques e controle de inventário para lucratividade do varejo. Na retomada das operações pós-pandemia, esta gestão e controle tornam-se mais fundamentais ainda para o varejista. A questão aqui é que a área de gestão de estoques costuma ser negligenciada, principalmente pelo varejo alimentar. Portanto, primeiramente o varejista precisa compreender que não existe prevenção de perdas sem uma boa gestão de estoque. Aliás, apenas realizar inventários não significa fazer gestão de estoque. Por isso, pensando no momento de retomada de operações e para reforçar sua importância, disponibilizei algumas dicas para ajudar a fazer uma gestão de estoque eficiente na Revista Prevenção de Perdas e você agora pode conferir aqui no blog.
Perdas no Varejo, CFTV, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Furtos internos, Recebimento de Mercadorias
As antenas, etiquetas antifurtos e desativadores, bastante conhecidos dos varejistas, são essenciais para a redução de perdas em lojas de varejo e supermercados, mas, como toda tecnologia, os sistemas antifurtos também passaram por transformações e inovações. É o caso do EAS Inteligente, que vem para ajudar o varejo a melhorar seus processos, realizando uma melhor gestão de pessoas, reduzindo perdas com ainda mais eficácia. Com a tecnologia EASi, os sistemas antifurtos assumem um novo papel na Prevenção de Perdas. Neste artigo, reunimos seis razões para investir nesta inovação da tecnologia e esquecer tudo o que você acreditava saber sobre sistemas antifurtos.
Perdas no Varejo, CFTV, Furtos internos, Sistemas Antifurtos
10 erros na gestão de frente de caixa resolvidos com tecnologia
Um dos pontos mais vulneráveis dos supermercados, a frente de caixa chega a acumular cerca de 40% das perdas gerais de uma loja de varejo. São muitos os motivos e vão desde perdas até problemas de atendimento ao cliente e gestão de pessoas. Para combatê-los, é importante contar com soluções em tecnologia que sejam capazes de apoiar efetivamente a gestão do PDV, como é o caso do Gatecash. A ferramenta cruza dados dos tíquetes de compra com imagens e áudio do checkout permitindo reduzir as vulnerabilidades dos processos. Entender o potencial da tecnologia é descobrir novas maneiras de lidar com antigos problemas do varejo, como mostramos nesta matéria publicada na Super Varejo.
Para combater os roubos e furtos tão comuns no varejo, é preciso investir em soluções de segurança que protejam diretamente os pontos mais vulneráveis, como por exemplo a entrada de uma loja. Dentre as soluções disponíveis no mercado, uma das mais conhecidas e procuradas é a tecnologia EAS ou Vigilância Eletrônica de Mercadoria. As famosas antenas de proteção ou sensores antifurtos são uma forma eficaz de prevenir perdas sejam elas roubos ou furtos. Sabemos que o objetivo desta tecnologia é proteger os produtos, mas como funcionam os sensores antifurtos tão comumente encontrados nas portas de lojas do varejo?
Perdas no Varejo, Arquitetura, Segurança Eletrônica, Furtos internos, Sistemas Antifurtos
Com produtos pequenos e de alto valor agregado, o varejo farmacêutico costuma ser um grande alvo das perdas e furtos que assolam as lojas em nosso país. Sem proteção adequada, as perdas podem disparar e causar danos irreparáveis para os varejistas. Porém, a cada dia, vemos crescer a preocupação com esta questão e, consequentemente, cresce também o comprometimento do varejista com soluções para prevenção de perdas. Hoje, as grandes redes não abrem mais novas lojas sem equipamentos de segurança e proteção. Câmeras de segurança, equipamentos de vigilância eletrônica, monitoramento de frente de caixa, todas estas ferramentas de prevenção de perdas estão ao alcance e, felizmente, são cada vez mais usadas pelas farmácias.
Perdas no Varejo, Sesami, CFTV, Segurança Eletrônica, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos
Já estamos imersos na crise provocada pela pandemia do novo coronavírus há algumas semanas. O varejo tem se posicionado de diversas maneiras, criando reflexões sobre como será a nova realidade do varejo no pós-pandemia. Por conta disso, tenho feito algumas reflexões buscando criar um canal de diálogo com outros varejistas. Refletir em conjunto é uma maneira de enfrentarmos esse panorama que nem em nossos piores pesadelos havíamos imaginado.
Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa, Furtos internos