7 dicas para proteger seu lucro em datas comemorativas

por Hailton Santos 14-04-2022 18:00
Entre em contato:

Blog_Preview


O calendário comercial brasileiro tem uma série de datas comemorativas no ano que atraem clientes e ampliam vendas. São aqueles períodos mais aguardados pelos varejistas de todos os setores, do supermercadista ao têxtil, passando pelo eletroeletrônico. Estão nesse rol o Natal, Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e a Páscoa. Fundamentalmente, proteger seu lucro é essencial, pois um fluxo alto de clientes na loja não é, necessariamente, sinônimo de um faturamento maior.

Trabalhando sempre com margens muito pequenas, o varejista, se não ficar bem alerta e com os olhos atentos nas ações de pessoas mal-intencionadas nessas datas, pode ter dores de cabeça com perdas oriundas de fraudes, desvios e furtos. Portanto, proteger seu lucro torna-se imperativo.

Aprenda a proteger seu lucro já na Páscoa

Consultores de varejo costumam apontar que, no Natal, por exemplo, os furtos chegam a crescer até 30%, especialmente nas seções de brinquedos, confecção e eletrônicos. Os produtos ficam mais expostos nas prateleiras e a demanda é maior. É o que acontece também com a Páscoa, que em 2022, ocorre no dia 17 de abril. Ovos e barras de chocolate são itens importantes a serem monitorados nesse período porque são facilmente ocultados em sacolas, bolsas e até carrinhos de bebê.

Na mesma linha de atenção segue o cuidado com o bacalhau. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, os produtos mais consumidos na Páscoa acumularam uma inflação de até 83% nos últimos 12 meses e, por serem valorizados, saltam aos olhos de quem vai ao supermercado para furtar. Então, é hora de proteger seu lucro já!

 

Dicas fundamentais para prevenir perdas

Para combater as perdas nas datas comemorativas, confira algumas dicas importantes da Gunnebo Cash Management Brasil:

 

  1. Verifique como está a manutenção e o funcionamento das soluções de prevenção de perdas presentes na loja; no caso de antenas antifurto, analisar se o estoque de etiquetas é o adequado para o aumento e giro de estoque.

 

  1. Invista em gestão, pessoas e tecnologia. Dessa última, contar com câmeras, antenas antifurtos e cofres inteligentes é fundamental para dar segurança (a presença delas pode inibir a ação dos furtantes), além dos cadeados eletrônicos, que fazem a diferença nas vendas (elas podem aumentar em até 30% com a possibilidade de o cliente manusear e testar os produtos).

 

  1. Dê atenção especial aos Produtos de Alto Risco (PAR), como aparelhos celulares, lâminas de barbear, desodorantes, calças jeans, calçados, bebidas – uísques, vodcas e cervejas - e carnes, especialmente as nobres; na Páscoa, ovos de chocolate, azeite e bacalhau são alguns dos produtos mais visados.

 

  1. Manter a loja organizada, principalmente dentro do estoque, facilita o controle e diminui assim o número de fraudes; no ambiente de loja, muito cuidado com os pontos cegos da unidade (colunas que fecham a visão de prateleiras/gôndolas).

 

  1. As equipes de caixa e vendas devem ser treinadas quanto aos cuidados e observação das pessoas que estão na loja; soluções como o Gatecash fornecem dados de monitoramento de frente de caixa que podem ser utilizados na redução de perdas e gestão da equipe.

 

  1. Defina sangrias (retirada de valores no caixa) predefinidas pela tesouraria da empresa e nunca deixe grandes valores no caixa; atenção redobrada nos cancelamentos e cuidado com os subscaneamentos, seja com auxílio de tecnologias ou de forma rude com fiscais na própria frente de caixa.

 

  1. Todos os funcionários deverão estar preparados para identificar furtos e sempre sinalizar para a equipe responsável, assim poderão monitorar tudo e ter a certeza no momento de uma abordagem.

 

E então, gostou das dicas? Coloque-as em prática já. Proteger seu lucro é também a nossa missão!

 

 Tags: proteger seu lucro; proteção do lucro; Gatecash; datas comemorativas; cadeados eletrônicos, antenas antifurtos; cofres inteligentes; gestão de PDV

New Call-to-action

Topics: Perdas no Varejo, Frente de Caixa, Furtos internos, Sistemas Antifurtos