25 tipos mais comuns de fraudes no varejo

por Antônio Balbino 16-05-2017 11:28
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Há um ditado popular que diz: “Cada dia sai um trouxa e um esperto de casa. Se eles se encontrarem, sai negócio”. Ao levar isto para nossa área, o varejo, podemos pensar em diversos exemplos onde é possível mostrar que “o mal do malandro é achar que todo mundo é otário”. O importante é não só reagir as ocorrências, mas, principalmente, prevenir estas fraudes no varejo. Para tal tarefa, é preciso ter um norte, como, por exemplo, conhecer melhor alguns tipos mais comuns de fraudes no varejo, como os da lista abaixo.

Com este direcionamento, podemos desenvolver procedimentos para cada tipo de fraude, sempre com o fim de prevenir, evitando a concretização da perda. Confira uma lista com os vinte e cinco principais tipos de fraudes no varejo:

  1. Autenticações falsas;
  2. Falsas notas de despesas;
  3. Falsificação de assinaturas;
  4. Adaptação de “Chupa-cabra” em PINPAD;
  5. Componentes de equipamentos subtraídos;
  6. Registro de mercadorias com preço a menor;
  7. Embalagens fechadas com produtos trocados;
  8. Uso de cartão de crédito de clientes esquecido em loja;
  9. Produtos deixados na área de expedição para posterior embarque;
  10. Crédito em cartão presente com débito em cartão de crédito de cliente;
  11. Consulta de preços no checkout ao invés de registrar mercadorias;
  12. Uso indevido de senha de líderes de frente de caixa por operadores de vendas;
  13. Rebaixa de preços através de sistema;
  14. Acúmulo de numerário em checkout com posterior desaparecimento de sangria;
  15. Debito em cartão de crédito de cliente através da digitação do número com subtração do valor correspondente;
  16. Cancelamento de compras depois de saída de cliente e subtração do valor correspondente;
  17. Apresentação de atestado médico com assinaturas falsificadas e/ou período de afastamento adulterado;
  18. Consumo de mercadorias dentro da loja;
  19. Consumo de mercadorias no estoque;
  20. Fraudes na transferência de mercadorias;
  21. Fraudes na troca de mercadorias – clientes e fornecedor;
  22. Fraudes no recebimento de mercadorias;
  23. Furtos internos;
  24. Fraudes na área comercial;
  25. Fraudes no inventário rotativo ou periódico.

 

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Topics: Perdas no Varejo, Furtos internos