No novo cenário do varejo brasileiro causado pela pandemia do coronavírus, ter diferentes canais de comunicação e de vendas passou a ser fundamental para as empresas do setor supermercadista. Nesse contexto “pipocaram” as vendas pelo e-commerce.
Segundo um levantamento feito pela Linx, especialista em tecnologia para o varejo e software de gestão, houve crescimento de 39,64% no número de pedidos e de 33,99% na receita das vendas comparando-se o ano de 2020 com o de 2021. O número de pedidos de janeiro a junho de 2021 cresceu 58,39% em relação ao mesmo período de 2020, enquanto de julho a dezembro o crescimento foi de 23,9%.
O setor supermercadista também foi o maior destaque nas vendas de Black Friday em 2021. Dos dez produtos mais vendidos no Mercado Livre, oito pertenciam à categoria de supermercado, o que representa um aumento de 540% em volume de pedidos. No entanto, esse segmento conta com características únicas, principalmente em aspectos como estrutura, pedido, pagamento, entrega e experiência do cliente.
Os consumidores se acostumaram com a conveniência do e-commerce em supermercados digitais por causa da pandemia e, provavelmente, manterão os novos hábitos de consumo daqui pra frente. Assim, é preciso que o supermercadista tenha uma operação eficiente para reduzir perdas no recebimento e na saída das mercadorias.
O recebimento de mercadorias e a frente de caixa são pontos de extrema vulnerabilidade no varejo. Os processos que envolvem essas duas áreas, PDV e retaguarda, muito sensíveis nas operações, devem ser feitos com bastante atenção e, ainda assim, as perdas podem acontecer.
Cuidados no recebimento de produtos no e-commerce em supermercado
Em relação ao recebimento de mercadorias na retaguarda, varejistas afirmam que as perdas acontecem, em grande parte, devido a erros ou falta de contagem, expedições incorretas dos seus centros de distribuição, problemas de cadastro e recebimento de produtos com data de validade menores que 30% de vida útil (sem negociação comercial para isso).
Para que o processo de recebimento de mercadoria seja eficiente é preciso ter informações precisas e corretas sobre os itens, alimentando todo o processo, desde o controle de estoque e até as vendas. Solução mais completa e eficiente, o Gatetransfer, da Gunnebo Cash Management, oferece uma gestão mais eficaz dos processos de recebimento de mercadorias, através da busca inteligente de vídeos e da prestação de serviço de monitoramento para revisar e auditar os processos através das melhores práticas de mercado. Com isso é possível reduzir as perdas, aumentar a produtividade, revisar e garantir o bom andamento dos processos.
O grande desafio do recebimento e transferência de mercadorias é reunir diferentes características em um só local, contando com a interferência de diversas áreas (logística, comercial, expedição, financeiro, prevenção, etc). Mas a retaguarda é o motor da loja, pois os principais indicadores (em especial a ruptura) podem ser alavancados pelo mau funcionamento do recebimento das mercadorias. Por isso é tão importante contar com uma ferramenta que reduza as perdas e erros durante esse processo.
E-commerce em supermercado exige operações cada vez mais ágeis
Com o e-commerce em supermercado em alta, as operações nas lojas devem também ser cada vez mais ágeis. Para auxiliar os varejistas, a Gunnebo Cash Management disponibiliza o XReader Pró, sistema de conferência de produtos de forma automática e ágil por meio do código de barras e identificação deles por imagem, que evita trocas e itens faltantes através da conferência de uma lista de compras previamente elaborada. Eventuais divergências impedem o fechamento da compra.
Demora na entrega, produtos que não chegam, mas constam da fatura, itens trocados por similares sem autorização e mercadorias enviadas a mais são as reclamações mais constantes das pessoas, como aponta o Procon, que optam por fazer compras pelo e-commerce ou delivery. O XReader Pró, além de proporcionar uma operação de conferência 50% mais rápida, zerou a possibilidade desses erros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), em alguns setores do mercado o volume de perdas pode chegar a cerca de 10% dos produtos enviados.
O XReader Pró ainda oferece maior segurança com a rastreabilidade do pedido. Cada compra fica gravada no sistema, com os itens coletados e lidos. Não existe possibilidade de erro. Se faltar um produto que consta no pedido, o varejista consegue identificar onde a perda pode ter ocorrido, se foi no transporte ou na entrega, por exemplo.
O XReader Pró utiliza sistema de visão computacional, inteligência artificial e deep learning no núcleo da tecnologia. Ele é totalmente aplicável em qualquer esteira, de qualquer tamanho, que possibilita o varejista aumentar sua eficiência operacional e uma melhor experiência de compra aos seus clientes.
Reduza perdas e aumente a eficiência operacional da loja
Reduzir as perdas, buscando eliminá-las, não só reduz custos como ajuda sua empresa a ter mais previsibilidade, o que é fundamental em tempos de retomada econômica. Afinal, é possível fazer cálculos mais precisos sobre quanto será o rendimento em um determinado período. Tendo isso em mente, comece por uma organização mais eficiente, invista em tecnologia e leve mais eficiência às operações de olho na redução das perdas e, consequentemente, rentabilidade do seu negócio.