Planejando a volta do varejo em tempos de pandemia

por Gustavo Carrer 05-05-2020 15:27
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retomada do varejo coronavirus

Já estamos imersos na crise provocada pela pandemia do novo coronavírus há algumas semanas. O varejo tem se posicionado de diversas maneiras, criando reflexões sobre como será a nova realidade do varejo no pós-pandemia. Por conta disso, tenho feito algumas reflexões buscando criar um canal de diálogo com outros varejistas. Refletir em conjunto é uma maneira de enfrentarmos esse panorama que nem em nossos piores pesadelos havíamos imaginado.

Como toda crise, ainda mais uma de proporções globais, os impactos serão sentidos de forma diferente em países, empresas e famílias distintas. Particularmente no Brasil, uma nação ainda em desenvolvimento, com grandes desigualdades socioeconômicas, essas diferenças serão ainda maiores e evidentes. Mesmo empresas que não tiveram suas operações paralisadas, como supermercados, farmácias e petshops, estão sofrendo com o aumento dos custos, redução do quadro de funcionários e negociações mais duras com fornecedores.

Com a pandemia, vimos surgir a urgência da modernização de diversos setores do varejo para que sigam funcionando e operantes. É quando notamos que empresas mais organizadas, informatizadas e que já atuavam em múltiplos canais estão conseguindo encarar melhor os problemas provocados pela pandemia do que aquelas que ainda dependiam puramente do cliente na loja para fazer negócios.

Apesar de tantas dúvidas, sabemos que em algum momento os clientes voltarão a frequentar lojas e shoppings centers mas que o comportamento de consumo já foi profundamente transformado.

Nessa fase de transição entre o passado e futuro, em que sobreviver está acima de tudo, as novas prioridades devem ser:

  • Avaliar em detalhes a situação financeira e tomar rapidamente as decisões necessárias para garantir o caixa da empresa para os próximos 6 meses ou mais
  • Atacar custos e despesas, rever todos os contratos, concentrar-se no essencial
  • Investir nos canais digitais e na eficiência das operações de retaguarda e logística
  • Reduzir perdas de toda a natureza, principalmente na frente de caixa
  • Transformar os investimentos necessários de CAPEX para OPEX
  • Rever todo quadro de pessoal: avaliar as posições chaves, realocar funcionários quando possível, suspender contratos de trabalho se necessário e realizar as demissões quando forem inevitáveis

Nenhuma empresa se torna mais eficiente da noite para o dia, isso exige um tremendo esforço humano e principalmente a adoção de tecnologias que precisam ser implantadas e dominadas pelos funcionários e gestores.

 

Para acessar a matéria completa, visite o site Varejo em dia ou meu perfil do LinkedIn.

 

 

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Checklist de boas práticas contra o coronavírus

Como fica a prevenção de perdas diante da crise

Coronavírus: como higienizar os equipamentos de segurança

 

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