Por que mudar meu formato de gestão no varejo?

por Rodrigo Pessoa 22-09-2020 16:49
Entre em contato:

dados do varejo

Estamos enfrentando um momento único mundialmente, a pandemia causada pelo coronavírus impactou diversas áreas e o varejo foi uma delas. Os varejistas precisaram se reinventar e a palavra lucro anda cada vez mais tirando o sono dos supermercadistas, principalmente dos que prestam atenção somente na última linha do DRE, sem fazer uma leitura de todo o contexto que o leva a ter perdas. Com este novo contexto, se faz urgente uma revisão no formato de gestão no varejo, pensando em tecnologia e prevenção de perdas.

Em meio à pandemia, muitos varejistas se viram obrigados a passar a dar mais atenção aos detalhes da rotina do varejo e com isso perceberam a importância da Prevenção de Perdas e o quanto ela pode impactar em seus resultados.

A mudança de cultura, saindo de uma forma aleatória de gestão onde os processos não são definidos, passando para uma gestão com mensuração de resultados, onde se faz primordial ter informações e criar ações a partir delas, tem gerado conflitos organizacionais, mas, ao mesmo tempo, tem também revolucionado as empresas que persistem.

Entender que esta mudança de cultura é necessária para permanecer competitivo no varejo tem sido a saída de muitas empresas.

Neste panorama de rever formas de gestão de varejo, uma ferramenta vem se destacando em empresas com este perfil. A aposta é no Gatecash, solução de monitoramento de frente de caixa e análise de dados.

Com ele, o varejista passa a ter acesso a inúmeras informações sobre seu negócio, com precisão e agilidade. Os varejistas destacam, ainda, o diferencial do Gunnebo Gatecash, que utiliza sistema de vídeo análise para detecção de padrão de movimento.

Toda esta mudança de comportamento de gestão tem levado empresas a investirem em tecnologia e em formação e capacitação de sua equipe.

Vemos que não basta apenas colocar as ferramentas e soluções para auxiliar na prevenção de perdas. É necessário capacitar pessoas para que desempenhem com eficiência e autonomia os processos que as envolvem e desenvolvam percepção de análise para criar e sugerir ações a partir das informações coletadas com ferramentas como o Gatecash.

Temos caso de clientes que após mudanças, passaram a fazer uma gestão onde se trata diariamente o KPI (Key Performance Indicator). O objetivo é fazer os ajustes necessários e não perder tempo e produtividade em busca dos objetivos traçados.

Finalizo reforçando que não importa o tamanho da loja ou empresa, prevenção de perdas e gestão de varejo podem e devem ser feitas sempre. Faça isso em sua empresa e você poderá ver a transformação acontecendo e as mudanças que impactarão principalmente a última linha do seu DRE.

 

New Call-to-action

Topics: Perdas no Varejo, Frente de Caixa