O varejo brasileiro perde, anualmente, bilhões de reais com quebras operacionais, erros administrativos e furtos (internos e externos). O índice médio das perdas no varejo em 2022 foi de 1,48%, o que representa algo em torno de R$ 31,7 bilhões, contabilizando que o varejo restrito movimentou R$ 2,14 tri no ano passado, como aponta a 6ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro elaborada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). Para diminuir as perdas, ter um plano com boas práticas é essencial.
O ranking de perdas em 2022 é liderado pela categoria de Mercado (loja de vizinhança) com 3,07%, a frente de Supermercado Convencional, que registrou 2,37%. Perfumarias, com 2,33%, e o varejo de Artigos de Esporte, com 1,65%, vêm logo atrás. Mas as boas práticas podem, e devem, ser implantadas em qualquer um dos setores e independentemente do tamanho da empresa.
As margens do varejo são muito apertadas. Reduzir investimentos em prevenção de perdas (como habitualmente costuma fazer alguns varejistas em tempos de economia em baixa) é aumentar significativamente a desvantagem competitiva em relação aos concorrentes. Um ponto de venda pode muitas vezes até parecer rentável, mas se não houver a medição correta da sua perda, essa visão pode ser distorcida e ao invés de lucro ele dá prejuízo.
Adote as boas práticas agora mesmo em sua operação
Sabemos que qualquer margem de lucro é fundamental para varejistas. Por isso, vale a pena conferir as boas práticas para diminuir os prejuízos de sua operação que preparamos para você superar os desafios e, assim, incrementar os lucros do seu negócio com prevenção de perdas em suas operações.
- Escolha bons trabalhadores profissionais
O capital humano é essencial na área de prevenção de perdas. Não adianta treinar colaboradores que só identificam onde estão os gaps e brechas nas lojas, é preciso ter aqueles comprometidos e que entendam a cultura da empresa.
- Acabe com o confinamento de produtos
“Esconder” as mercadorias no armário, especialmente aquelas de alto risco, afeta as vendas. Cadeados eletrônicos, gancheiras, etiquetas e protetores acrílicos possibilitam a exposição de produtos e acessórios, que impactam diretamente no crescimento dos seus negócios.
- Permita ao cliente conhecer os produtos
Permita ao cliente testar e explorar os recursos de um produto, como um tablet, notebook, máquina fotográfica ou telefone celular. A medida aumenta a chance de venda. Fontes não oficiais do mercado apontam que as vendas podem aumentar em até 30% com a “degustação” dos produtos.
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Iniba a ação das pessoas mal-intencionadas
Vigie sua loja com o uso de antenas antifurto e o CFTV. Esse último, além de ser importante para reconhecimento de indivíduos em atividades ilegais, também serve para desencorajar essas ações, antes delas acontecerem. Os criminosos ao planejarem suas ações, preferem locais em que não há monitoramento de câmeras para cometerem suas infrações.
- Busque alternativas para manter o cliente em foco
Uma abordagem mais pessoal, restrita, menos constrangedora e, principalmente, mais segura. Essas são as grandes vantagens do EAS, composto por antenas e etiquetas antifurto.
- Atraia clientes pela comunicação visual
A escolha dos equipamentos adequados para a prevenção de perdas é fator-chave para a exposição dos produtos. Cada vez mais o design envolve não apenas aspectos visuais, mas principalmente funcionais.
- Cuidado com os pontos cegos da loja
Um bom projeto consegue organizar o fluxo de clientes e aproximá-los da maior gama de produtos possível. Evite colunas e utilize gôndolas baixas. É uma solução simples, barata e permite ao varejista maior visibilidade do que ocorre no fundo do estabelecimento. Quando o imóvel já está pronto, a atenção com os detalhes para a prevenção deve aumentar. Os itens voltados para a prevenção de perdas não devem interferir e, sim, se harmonizar com o layout.
- Compartilhe e multiplique as ações na empresa
Identificados os tipos de perdas, é preciso corrigir falhas, montar fluxos de cada processo, criar controles e treinar, compartilhar e multiplicar todas as ações que façam a diferença no resultado final – desde gastar menos nas ligações telefônicas até evitar o vencimento de mercadorias em estoque.
- Faça o acompanhamento de seu estoque
Um estoque sem acompanhamento e organização traz sérios problemas à operação da loja e, sem controle, suas vendas são impactadas. Mas para ter um bom controle é preciso que se tenha um cadastro bem-feito, um registro correto das entradas, saídas e devoluções.
- Motive a sua equipe de colaboradores
É preciso os funcionários aos processos criados, motivá-los diariamente e sempre os inserir nas práticas preventivas. A equipe de prevenção de perdas deve ser qualificada e motivada para disseminar a cultura dentro da organização, em todos os departamentos.
- Tenha um programa de treinamento de funcionários
O engajamento de todos os funcionários é necessário. Por essa razão, apostar em programas de treinamento é um bom caminho para a prevenção de perdas. Crie um projeto voltado para instruir toda a equipe e incentive o desenvolvimento de uma cultura voltada à eficiência operacional.
- Realize inventários cíclicos na companhia
Os inventários cíclicos permitem uma identificação mais rápida das perdas. Programe-se com períodos específicos e com uma frequência maior. O inventário de estoque é a principal forma de conseguir dados sobre o estoque da sua loja. Por meio dessa atividade será possível fazer o alinhamento entre as informações do sistema de gestão (estoque virtual) e os dados coletados no estoque (estoque físico).
- Revise o procedimento para trocas de mercadorias
É comum que o cliente tenha que trocar um produto comprado. E, independentemente de qual seja seu motivo, é essencial que você tenha um procedimento previamente definido. O ideal é que a troca seja efetuada mediante apresentação do cupom fiscal. Além disso, deve-se observar com atenção as possíveis diferenças de preço entre as mercadorias.
- Aposte na tecnologia para melhorar a eficiência
A tecnologia é um dos principais caminhos para a eficiência operacional no varejo. Existem boas soluções no mercado e todas muito acessíveis. É recomendável que se busque um parceiro de tecnologia que, em parceria com você, poderá elaborar um plano de trabalho e soluções mais recomendáveis para o seu negócio.
- Fique alerta aos atos suspeitos na loja
Fique atento a movimentações suspeitas - especialmente de clientes com pertences que possam ajudar a ocultar os produtos, como mochilas, sacolas e bolsas. Mas, caso necessite abordar alguém, seja cordial. Isso mostra ao suspeito que ele está sendo monitorado, podendo converter uma tentativa de furto em uma possível venda.
- Recebimento e armazenamento de mercadorias
O recebimento de mercadorias é um momento muito propício a perdas. Por isso, é importante que haja a conferência do material com o que está indicado na nota fiscal. Além disso, a entrega deve ser supervisionada por funcionários treinados para essa tarefa a fim de que não haja furtos, danificações ou extravios. Recomenda-se que a conferência das mercadorias deva ocorrer em local separado do armazenamento.
- Otimize a gestão de numerário
Com uma gestão eficiente nos caixas, o varejista também precisa ter à disposição um controle inteligente sobre a gestão de numerário de sua loja, desde o fechamento do caixa até a operação de guarda e transporte de valores para os bancos. O uso da tecnologia para gestão de numerário, como os cofres inteligentes, permite ao varejista ampliar a produtividade da loja ao mesmo tempo que reduz os riscos de perdas por fraudes ou furtos internos.
- Atendimento sem atrito no PDV
Na jornada de compras do cliente, proporcionar uma experiência sem atrito na frente deixa é fundamental. Por isso, contar com uma eficiente tecnologia de monitoramento de PDV é essencial, pois, uma vez integrada ao software de automação comercial da loja, o sistema pode gerenciar e monitorar à distância todas as operações da frente de caixa, conferindo tíquetes com os produtos realmente comprados. Os casos de inconformidades são resolvidos de maneira muito mais rápida.
Boas práticas levam às melhores experiências
As lojas físicas, em um cenário de maior competividade e com consumidores cada vez mais exigentes, precisa buscar oferecer a melhor experiência, com mais produtividade, atratividade e, é claro, menos perdas.
Todas as lojas sem exceção possuem perdas. O nível aceitável de perda deve ser conhecido pelo varejista e precisa ser considerado na composição do preço final. As perdas naturais de cada negócio precisam ser consideradas, administradas e reduzidas. Por isso, mãos à obra com as boas práticas.
