O ano de 2023 já começou e promete muito. As expectativas são altas e o ar de desconfiança do varejo pode dissipar com o tempo. Mas uma coisa é certa: para as boas vendas já neste primeiro semestre, o conhecimento sobre o comportamento do consumidor, oferecendo boas jornadas de compras, torna-se crucial, ao mesmo tempo em que a tecnologia ganha relevância para o sucesso das empresas. Assim, é imperativo o varejista contar com tecnologias que atuem no auxílio às vendas sem atrito e que promovam boas experiências ao cliente.
Estudo realizado pela Adyen mostrava que o brasileiro, em 2022, estava aberto a novas tecnologias, mas não abria mão da loja física. De acordo com Hailton Santos, diretor Comercial da Gunnebo Cash Management, essa é uma tendência que permanecerá em 2023 (lojas que iniciaram as operações no e-commerce devem continuar abrindo unidades físicas – foi assim com a chinesa Shein no ano passado).
Na prática, a cada ano o varejo se reinventa e evolui, justamente para oferecer vendas sem atrito e boas experiências de compras aos consumidores. A pesquisa Tendências do Varejo 2023 identificou que os clientes querem, por exemplo, conveniência de comprar e receber em casa (62%), ter acesso a várias promoções (60%) e não encontrar filas (45%) nas lojas. Quer mais? Eles querem ver, tocar e experimentar os produtos (71%) e já obter a mercadoria imediatamente (71%).
Tecnologias para vendas sem atrito e menos perdas
Para atender a todas as demandas apontadas na pesquisa, investir ou contar com tecnologias que auxiliem em vendas sem atrito é imperativo. Um levantamento da Totvs aponta que os hábitos de consumo acelerados se refletem em um contexto em que pessoas querem comprar de maneira mais fácil, com a conveniência das compras rápidas e práticas.
Nessa jornada de vendas sem atrito, contar com uma eficiente tecnologia de monitoramento de PDV é essencial. O Gatecash, da Gunnebo Cash Management, por exemplo, analisa e faz a auditoria dos processos de vendas integrada ao software de automação comercial da loja gerenciando e monitorando à distância todas as operações do PDV, conferindo tíquetes com os produtos realmente comprados. Os casos de inconformidades são resolvidos de maneira muito mais rápida.
Outra tecnologia de destaque entre as tendências do varejo no Brasil é a inteligência artificial, presente nos vídeos analíticos como o RVA (Retail Vídeo Analytcs), que oferece o mapa de calor dos clientes, gerando dados e relatórios que informam as principais áreas visitadas na loja e em quais setores eles mais permaneceram, além de possíveis furtos ou erros operacionais. Com essas informações, é possível o Departamento de Marketing, por sua vez, promover campanhas mais agressivas e mudar a rotina dos vendedores e o time de prevenção de perdas atuar de maneira muito mais assertiva.
Boas experiências aos clientes com agilidade e segurança
O omnichannel é uma das principais tendências do varejo no Brasil já faz algum tempo e tem muita força. Em 2023, não será diferente, especialmente o comércio eletrônico, que cresceu muito durante a pandemia e mudou o comportamento do público, que agora preza por conveniência, agilidade e experiência.
Para atender essa conveniência, agilidade e experiência, a Gunnebo Cash Management tem o XReader, sistema de leitura automática de código de barras e identificação de produto por imagem, que pode ser utilizado em qualquer checkout com esteira e não necessita de integração com a frente de caixa e alteração na infraestrutura do PDV. Tem uma interface visual cognitiva para tratamento de exceções e alta imunidade à iluminação externa, o sistema emite um alerta com a indicação do erro no caso de inconsistências.
O XReader garante mais agilidade na operação com economia superior a 30% no tempo de checagem, emissão de nota fiscal e expedição de produtos. Além disso, garante que aqueles produtos adquiridos pelos clientes são justamente os que estão sendo enviados. Em ambiente de loja, ele reduz as filas nos checkouts e diminui perdas devido ao monitoramento das falhas operacionais e erros de multiplicação dos caixas.
Outras boas tecnologias de apoio em 2023
Como revela a pesquisa Tendências do Varejo 2023 os consumidores querem ver, tocar e experimentar os produtos e já obtê-los imediatamente, portanto, soluções como cadeados eletrônicos definitivamente têm papel fundamental na operação. Pois eles, que garantem a segurança ao varejista, proporcionam a “degustação” dos produtos pelos clientes.
Para levar os produtos imediatamente, é preciso que o varejista tenha, por outro lado, um bom controle de estoque. E um processo de recebimento de mercadoria eficiente deve oferecer informações precisas e corretas sobre os itens, alimentando todo o processo de controle de estoque e de vendas. Para auxiliar o lojista a minimizar os impactos das perdas nas docas de seus armazéns, a Gunnebo Cash Management disponibiliza o Gatetransfer.
O Gatetransfer oferece uma gestão mais eficaz dos processos, através da busca inteligente de vídeos para revisar e auditar os processos com as melhores práticas de mercado. Com isso é possível reduzir as perdas, aumentar a produtividade e revisar e garantir o bom andamento dos processos. A solução integra o áudio e o vídeo com o registro de operações e permite buscas inteligentes a partir das operações de maior risco ou criticidade.