4 dicas para escolher o melhor sistema de CFTV para sua loja

por Marcelo Andrade 25-05-2017 11:28
Entre em contato:

29

O Sistema de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) é considerado um item de primordial importância na segurança e prevenção de perdas das lojas de varejo. É através dele que se torna possível não somente monitorar as atividades de uma loja, mas também o acompanhamento de processos e atitudes suspeitas dentro e fora de lojas e centros de distribuição.

Com o avanço das tecnologias embarcadas nas câmeras e gravadores, hoje em dia é possível ter desde cruzamento de linha, linha de intrusão, detecção facial com reconhecimento, programar estes dispositivos para que trabalhem de forma automatizada apenas alertando o operador, proporcionando uma cobertura melhor dos processos.

Escolher o CFTV ideal para a sua loja é fundamental para o bom funcionamento da loja de varejo. Por isso, antes de o varejista adquirir o seu sistema de CFTV, é preciso tomar alguns cuidados na escolha correta da câmera e da tecnologia. Selecionei algumas dicas que acredito serem importantes para facilitar a escolha perfeita do melhor CFTV para sua loja.

 

1. QUALIDADE DA IMAGEM

Escolha a qualidade da imagem de acordo com sua necessidade de captação de imagem/informação. Câmeras com resoluções HD ou até mesmo 4K, sejam elas analógicas ou IPs, de alta qualidade, ajudam muito na identificação de detalhes de ações suspeitas. Existem várias tecnologias de CFTV para sua loja, escolha a que mais abrange novas aplicações e que se integre com outras marcas, isso ajuda na melhoria contínua do seu sistema e na maior longevidade e durabilidade do sistema.

Como exemplo, para leitura de placas de veículos, as câmeras devem possuir resolução de 2 mega pixels no mínimo.

 

2. AMBIENTE DA INSTALAÇÃO

Antes de escolher o modelo da câmera, leve em consideração o ambiente que você quer monitorar, se é uma área interna ou externa, tamanho, se incide muita ou pouca luz, qual a distância do foco principal da cena. Assim você terá uma maior assertividade na escolha do melhor CFTV para sua loja.

 

3. PRATICIDADE NA OPERAÇÃO

Pense sempre em como o seu pessoal irá usar as imagens do dia a dia, quantos monitores são necessários para ver, ao vivo, as principais imagens da sua operação, na ergonomia da sala de monitoramento e no conforto dos operadores. Lembre-se que eles precisam estar focados no encontro de anomalias na operação.

 

4. INVESTIMENTO

Quanto aos custos de implantação, com as câmeras analógicas HDs, podemos usar a mesma infraestrutura existente e termos alta qualidade de imagens. Isso já reduz o investimento inicial em mais de 50%.

Com avanço das tecnologias, hoje existe uma clara tendência da utilização de sistemas baseados em câmeras IP’s, pois traz mais praticidade na montagem podendo utilizar a infraestrutura já existente na loja.

Para exemplificar, podemos utilizar o mesmo cabeamento para computadores e dispositivos baseados em IP já existentes e acrescentar mais câmeras e gravadores. Basta que se tenha uma porta disponível em algum switch próximo e integrar ao sistema já implantado, diminuindo drasticamente os custos.

 

* Este artigo foi publicado originalmente em 25-05-2017 e atualizado em 14/10/2021.

 

Mais dicas para escolher o CFTV para sua loja:

A solução CFTV ideal para grandes espaços

Quais as principais vantagens do CFTV HD?

Tudo o que você precisa saber sobre CFTV e câmeras de segurança

 

rEVISTA 

Topics: CFTV