Páscoa (abril), Dia das Mães (maio), Dia dos Namorados (junho), Dia dos Pais (agosto), Dia das Crianças (outubro), Black Friday (novembro) e Natal (dezembro). O que essas datas têm em comum? Além de serem importantes para as pessoas pela simbologia, são veneradas pelo varejo e objeto de estratégias cada vez mais elaboradas pelos comerciantes e empresários para levar pessoas às lojas, aumentar as vendas, posicionar ou consolidar a marca. Elas também fazem parte do calendário estratégico anual dos varejistas para diminuir as perdas e obter mais lucro nas operações.
As datas comemorativas são parte importante do calendário dos lojistas, pois são períodos que impulsionam os lucros, especialmente com promoções, ofertas e campanhas alavancadas entre as áreas de marketing e comercial da companhia. Mas os lucros podem ir para o ralo se as perdas também não forem controladas. Por isso, é de fundamental importância para que o varejista faça uso da tecnologia para ampliar sua eficiência operacional e garantir os bons resultados para a saudabilidade financeira da empresa.
Nas lojas de eletroeletrônicos, vender produtos como smartphones, tablets, câmeras e notebooks pode se algo bem complicado se o varejista não contar com as estratégias e ferramentas corretas não só para a venda, mas também para a proteção. Muito visados (segundo a IDC, empresa voltada para pesquisas de mercado, só de smartphones foram vendidas 1,35 bilhão de aparelhos em 2021 no mundo, um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior) tanto pelos clientes quanto pelos aproveitadores, muitas vezes esses produtos ficam isolados, confinados pelos varejistas para evitar possíveis furtos.
E o varejista já sabe: produtos confinados dificultam as vendas, pois todo consumidor quer experimentar um celular (ainda mais com uma diversidade de modelos no mercado), por exemplo, antes de comprar. Para garantir uma exposição segura e eficiente, há soluções como os cadeados eletrônicos, disponibilizados para os varejistas em diversos formatos e funções. Cada um deles foi desenvolvido especialmente para proteger com eficiência um item específico de sua área de vendas. Há também opções mais versáteis, que protegem mais de um tipo de eletrônico.
Menos perdas do varejo eletroeletrônico ao têxtil
Com o retorno dos consumidores às lojas, o varejista do setor da confecção deve ficar atento às perdas. Antenas e etiquetas antifurtos são essenciais nas operações, assim como os CFTVs. Uma dica importante: antes adquirir o seu sistema de CFTV para diminuir as perdas, é preciso tomar alguns cuidados na escolha correta da câmera e da tecnologia. O principal deles é a escolha a qualidade de acordo com sua necessidade de captação de imagem/informação.
Câmeras HDs, sejam elas analógicas ou IPs, de alta qualidade, ajudam muito na identificação de detalhes de ações suspeitas. Existem várias tecnologias de CFTV, escolha a que mais abrange novas aplicações e que se integre com outras marcas, isso ajuda na melhoria contínua do seu sistema e na maior longevidade e durabilidade.
As antenas e etiquetas integram a Vigilância Eletrônica de Mercadorias (EAS) Inteligente da Gunnebo Cash Management e no Brasil tecnologias mais usadas pelo varejo são a RF (rádio frequência) e AM (acusto magnética). O sistema antifurtos EAS Inteligente permite maior redução das perdas, pois contribui para a correta utilização dos equipamentos, monitorando horários em que as antenas são ligadas ou desligadas e minimizando o tempo de inatividade, apresenta a quantidade de desativações, possibilitando melhor planejamento de compra de etiquetas antifurtos e registro da quantidade de alarmes por antena, com possíveis alertas conforme parametrização definida pelo cliente.
Eficiência operacional na frente de caixa
Para o varejo supermercadista, por sua vez, monitorar à distância todas as operações efetuadas nos checkouts – em tempo real e com qualidade de DVD –, além de conferir cada lançamento no tíquete com os produtos efetivamente comprados, e até os cupons cancelados, são algumas das características do Gatecash, solução da Gunnebo Cash Management. A solução é uma grande aliada na diminuição das perdas no PDV, que, além de reduzir as fraudes, está tornando cada vez mais fácil e acessível controlar o atendimento e a produtividade dos caixas.
Com a tecnologia do Gatecash, hoje o varejista identifica as causas das vulnerabilidades no PDV (principalmente erros operacionais), faz a revisão de seus processos diariamente, treina os colaboradores dos checkouts de forma direcionada (demonstrando as operações que causam mais perdas) e mede a performance dos seus resultados.