A evolução e o crescimento do varejo, como em qualquer outra área, trazem consigo mitos e crenças que podem ser nocivos ao dia a dia. Estas ideias cristalizadas, que não estão de acordo com a realidade, podem se mostrar muito perigosas para o seu negócio e, infelizmente, são bastante comuns. Quando negligenciadas, essas deficiências que abordaremos aqui, prejudicam os resultados e causam verdadeiros prejuízos. Para não correr mais riscos desnecessários, reuni aqui uma lista de 7 erros para você aprender a identificar estes problemas tão sérios para o varejo.
Quando não exibimos preços na vitrine, é comum ver os clientes desconfiados com a falta de informação e transparência da loja. Com o preço bem divulgado, a loja atrai o público certo e evita esforços desnecessários.
Pesquisas mostram que consumidores que utilizam mais de um canal do mesmo varejista, em média compram mais que aqueles que usam apenas um dos canais. A internet é acessível a todos, invista nela.
Ao longo do tempo, os vendedores percebem o limite que alcançam com comissão. Com a estagnação da remuneração, ficam desmotivados e o mal atendimento pode ser uma consequência. Prêmios por bom desempenho são uma solução.
Os clientes sempre buscarão o máximo de conveniência e facilidade na hora de pagar. Por isso, na hora da compra, costumam optar por varejistas que ofereçam o maior número de opções de pagamento para poderem decidir qual delas melhor os atende.
Engana-se quem pensa que facilitar as trocas incentivaria comportamentos oportunistas. No momento da troca, o varejista tem chances de fidelizar o cliente, criando uma relação de confiança e transparência.
É por meio de inventários que se torna possível analisar melhor as perdas de uma loa de varejo. Com dados bem apurados, o varejista consegue enxergar onde deve investir e como combater as perdas com maior precisão.
É no pós-venda que se fideliza um cliente. Quando bem feito, o pós-venda prepara o consumidor para futuras compras, fixa a marca e constrói relacionamentos duradouros.
Esta lista faz parte do Ebook BlackBook do Varejo, que criei a partir de minhas experiências como consultor. Para acessá-lo, basta clicar neste link.
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