Uma das grandes dúvidas dos varejistas ao começarem suas pesquisas visando investir em Prevenção de Perdas é se aquele investimento realmente valerá a pena. Por ter resultados mais abstratos, é bastante comum que este tipo de tecnologia seja olhada com desconfiança. Com alguns cálculos podemos provar facilmente: Prevenção de Perdas é um investimento com retorno garantido, independente da forma de pagamento ou da solução escolhida.
Seguindo nossa apresentação "10 coisas que você precisa saber sobre Prevenção de Perdas", listamos fatos que provam como vale a pena investir em Prevenção de Perdas:
- Se o investimento for feito à vista, ele se pagará dentro de um período de 6 a 24 meses. Após isto, ele atua praticamente sem custo pelos próximos 5 a 10 anos. Outras vantagens do investimento:
- Não entra na folha de pagamentos e não tem todos os seus encargos;
- Possui baixo custo de manutenção;
- Atua por 24 horas, todos os dias do ano, inclusive nos feriados;
- Permite atualização tecnológica a baixo custo.
- No caso do investimento ser feito na forma de uma poupança mensal, isto é, como locação e ou leasing, o varejista terá todos os benefícios listados acima e ainda contará com a manutenção garantida durante o período da locação.
- Neste formato, permite-se ainda o lançamento do custo de locação como item de despesas;
- As taxas aplicadas no custo da locação com assistência técnica garantida são muito menores que o retorno proporcionado pela diferença de investimento feito entre a compra e a locação, se essa diferença for aplicada no seu próprio negócio.
- Quanto menor for sua margem, qualquer item furtado no seu estabelecimento requererá uma grande quantidade de novos itens vendidos, apenas para repor esta perda.
- Quando investe-se em Prevenção de Perdas, tanto na tecnologia como nos procedimentos, nos conceitos e nos treinamentos, o benefício gerado afeta diretamente a equipe de vendas e, como consequência, os resultados, pelos seguintes motivos:
- A loja estará sempre arrumada e organizada;
- A equipe dedicará toda sua atenção a um bom atendimento dos clientes e estarão menos preocupados com os furtos.
- Ao investir em Prevenção de Perdas de produtos com grande potencial de vendas, como os Produtos de Alto Risco – PAR –, as vendas aumentarão. Quando protegidos, estes itens não precisarão estar “confinados” ou “escondidos” no fundo da loja para evitar as perdas. Associados às soluções corretas, eles podem estar nas melhores posições de exposição e com o mínimo risco de perdas, melhorando suas vendas.
- As soluções de monitoramento de estoque, seja o CD ou qualquer outro lugar de sua organização, poderão gerenciar estes locais à distância, trazendo uma real e efetiva prevenção ao furto interno.
- A simples visualização de equipamentos de proteção, como CFTV, ANTENAS, CADEADOS ELETRÔNICOS, ETIQUETAS DE PROTEÇÃO ETC, já inibe o visitante indesejado ou seu funcionário mal-intencionado.
- As soluções para Prevenção de Perdas, quando usadas associadas às boas práticas de gestão, podem reduzir em até 80% as perdas.
Em resumo: Uma vez que o risco de perdas for identificado, a relação custo-benefício deve ser avaliada, isto é: a relação entre os valores investidos na proteção e os valores estimados das perdas deve ser favorável aos investimentos. Além disso, é importante levar em consideração o histórico da vizinhança, as características de seu produto, sua facilidade de revenda e o seu próprio histórico.
Como sempre fazemos questão de esclarecer, os programas de Prevenção de Perdas podem parecer “caros” em um primeiro momento, mas qualquer investimento nesta área se mostra muito favorável a curto e médio prazo.
Para conferir outros itens importantes sobre Prevenção de Perdas, acesse:
O que você precisa saber sobre Prevenção de Perdas: Cargos e responsabilidades
O que você precisa saber sobre Prevenção de Perdas: como lidar com furtos internos
O que você precisa saber sobre Prevenção de Perdas: 3 dicas para contratar um fornecedor