Blog Prevenção de Perdas

A importância do Vídeo Analítico para o varejo

Written by Gustavo Carrer | 08-10-2019 13:45

 

Atualmente, vemos no varejo que o comportamento do consumidor tem se tornado uma peça-chave nas decisões do varejista. O que ele prefere, como e quando ele costuma frequentar as lojas, que tipo de produtos chama mais sua atenção, tudo isso conta como informação fundamental para o varejo. Estes dados, aliados a uma análise mais detalhada obtida com tecnologia, funcionam para guiar as estratégias dos varejistas. Desde a exposição dos produtos, até precificação, promoções e comunicação, tudo isso pode ser melhorado com a ajuda de dados e da tecnologia, como é o caso das análises de vídeo.

A importância da análise do comportamento do consumidor, fez com que varejistas buscassem ferramentas que ajudassem a rastrear a trajetória de compra do cliente, com objetivo de melhorar os processos nas lojas baseados em dados reais do dia a dia. Para coletar estes dados, o varejista pode contar com a ajuda do Retail Video Analytcs (RVA) ou Analíticos de vídeo para o varejo.

Mas como funciona o Retail Video Analytcs (RVA) ou Analíticos de vídeo para o varejo?

O Retail Video Analytics (RVA) utiliza imagens capturadas por câmeras especiais transformando-as em dados para inteligência de marketing, vendas e gestão. Além disso, é possível definir indicadores e analisar dados que permitirão criar novas estratégias para aumentar a performance de lojas físicas.

O RVA, analítico de vídeo para o varejo, pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada loja. Os indicadores são gerados a partir da definição de regras de tempo de permanência e/ou número de clientes por regiões específicas da loja, tudo isso elaborando em conjunto com o varejista.

São diversos os recursos que podem ser adicionados e configurados de acordo com a realidade de cada negócio. Os analíticos de vídeo para o varejo permitem criar indicadores customizados de acordo com os processos específicos de cada loja, que ficam disponíveis online no Portal do Cliente Gunnebo.

Com a ajuda da ferramenta, o varejista passa a ter acesso a quatro indicadores essenciais para o novo varejo:

  • GESTÃO DE FILAS: as informações podem ajudar a reduzir o tempo de fila dos clientes
  • INTENÇÃO DE COMPRA: entendendo a intenção de compra do cliente, o posicionamento dos produtos, o visual merchandising e as campanhas de marketing podem ser melhor direcionadas
  • MAPAS DE CALOR ESPACIAL E TEMPORAL: saiba como organizar estrategicamente sua equipe de acordo com o fluxo de clientes e locais mais frequentados
  • RASTREAMENTO DE CLIENTES: entenda o comportamento do cliente na loja e posicione melhor sua equipe, campanhas e produtos.

 

Para saber mais sobre o Retail Video Analytics, assista o vídeo a seguir:

 

 

 

 

Mais sobre câmeras e prevenção de perdas:

Tudo o que você precisa saber sobre câmeras de segurança

Quais as principais vantagens do CFTV HD?

Como atrair clientes para as lojas físicas?