Gestão de Pessoas: como atrair clientes para lojas físicas?

por Gustavo Carrer 01-06-2017 10:44
Entre em contato:

como-atrair-clientes-para-lojas-fisicas.png

Nos dias de hoje, com tantos canais de compra disponíveis, não é mais necessário ir até às lojas para obter todos os produtos e serviços que precisamos para viver bem. A ida até uma loja física passou a ser algo que fazemos quando de fato queremos passar por uma experiência de consumo agradável e valiosa. Por outro lado, pesquisas mostram que independentemente da evolução tecnológica, o fator humano continua prevalecendo na construção de uma experiência de compra memorável para a maioria dos consumidores.

Assim está se desenhado um cenário em que temos simultaneamente o empoderamento do consumidor, que agora tem literalmente em suas mãos o poder de decisão (smartphones) de ir ou não até os supermercados, e os funcionários das lojas como ponto principal para garantir uma experiência de compra que construirá a lealdade, ou seja, o possível retorno à loja.

Se a tecnologia disponível atualmente ajuda a reduzir as filas e a ruptura nas gondolas, principais reclamações dos consumidores no mundo todo, ela ainda não consegue oferecer o calor humano. O desejado olho-no-olho com os clientes.

Assim, é fundamental que os supermercadistas desenvolvam suas equipes, criando programas internos de capacitação contínua, bem como criando mecanismos de meritocracia claros e transparentes.

Somente com uma visão de carreira de longo prazo será possível engajar definitivamente o funcionário. Vestir a camisa é consequência do orgulho que a equipe tem em trabalhar na empresa, não o resultado de uma palestra motivacional.

Em resumo: “O varejo é feito de gente, não de coisas”.

Por isso precisamos, cada dia mais, pensar no conceito de Gestão de Pessoas. Abaixo você poderá conferir o conteúdo apresentado por mim na Congresso Apas 2017 e entender melhor este conceito. 

 

 

 

Mais sobre experiência de compra e gestão de pessoas:

5 dicas para investir em marketing sem gastar muito

10 dicas para construir uma equipe de sucesso em Prevenção de Perdas

Como uma experiência de compra diferenciada aumenta lucros?

 

Glossário do Varejo | 50 expressões explicadas por especialistas

 

Topics: Experiência do Consumidor