Como uma experiência de compra diferenciada pode aumentar seus lucros?

por Rubens Panelli Junior 30-03-2017 11:28
Entre em contato:

 EXPERIENCIA-DE-COMPRA.png

Os clientes do varejo retornam aos centros de compra, em média, a cada 21 dias. Sabendo desta informação, fica claro que se o varejista ofertar novos produtos (freshness), a possibilidade de o cliente fazer uma nova compra aumenta muito. Por este motivo, muitas empresas, especialmente no segmento de moda, começaram a criar processos de recebimento constantes de produtos em seus pontos de venda e oferecer uma experiência de compra diferenciada. A este processo damos o nome de “fast fashion”, que exige ótimos sistemas de planejamento e controle além de uma logística eficiente.

Atualmente o “fast fashion” deixou de ser um processo exclusivo das grandes corporações e já é utilizado por boa parte das empresas. Isso significa que esta estratégia passou a ser obrigação e não mais apenas um grande diferencial.

Mas o que o varejista deve fazer para se diferenciar e aumentar o “share of wallet”?

Pesquisas mostram que quanto mais tempo você mantiver um cliente dentro de sua loja, maior a probabilidade de ele gastar mais. Mas sabemos que, nos dias de hoje, esta situação é muito difícil de ser alcançada. É preciso pensar em processos e estratégias que criem uma experiência de compra diferenciada.

Muitas empresas estão desenvolvendo estratégias que oferecem uma experiência de compra diferenciada, visando diminuir a pressa dos clientes em comprarem o que desejam e, em seguida, irem embora. Esta estratégia, conhecida como “slow shopping” inclui adicionar serviços, instalações e produtos que façam com que os clientes permaneçam mais tempo dentro da loja e, consequentemente, consumam mais. Assim é possível transformar sua operação “Brick and Mortar”, sua loja física, em uma forte concorrente ao comércio online, sabidamente mais rápido e confortável.

As empresas oferecem espaços interativos, manicure, floriculturas, etc. Na década de 90, foi criada em Milão uma loja chamada “Dieci Corso Como”, que reunia diversas experiências em um único ambiente. O negócio deu certo e hoje é um dos mais importantes endereços para quem gosta de varejo descolado.

Ou seja: Fast Fashion + Slow Shopping = Grand Sales

Todas as alternativas para aumentar o tempo do cliente dentro de loja são validas, porém é importante que todas as ações sejam medidas e avaliadas com ferramentas e processos corretos. Sabemos que a tendência para os próximos anos são de margens menores e, portanto, cada Real gasto em marketing precisa ser muito bem pensado antes de ser utilizado.

 

Publicado originalmente em Panelli & Associados.

 

Mais sobre experiência de compra e varejo:

Utilizando cadeados eletrônicos como instrumento de marketing

7 super dicas para proteção eficiente com cadeados eletrônicos

Como a contagem de fluxo de pessoas ajuda na campanha de marketing

 

New Call-to-action

Topics: Experiência do Consumidor