Mesmo em tempos de crise, com uma queda do poder aquisitivo, os clientes continuam frequentando shoppings e lojas de varejo. Ainda que o movimento possa diminuir, o que vemos é ainda um fluxo grande de consumidores interessados. Esta disposição mostra ele segue disposto a consumir, mas como seu poder aquisitivo é mais baixo, a exigência por melhores produtos e por uma melhor experiência de compra aumenta. Por isso é tão importante, principalmente nestes momentos, investir em ações de marketing bem planejadas, que convertam o desejo em venda e a contagem de fluxo de pessoas pode ajudar neste processo.
Atualmente, as tecnologias que contabilizam a entrada e saída de pessoas nas lojas mostram dados importantes como os horários de maior pico de visitas e também os momentos em que as vendas mais acontecem. As métricas relacionadas a este tipo de tecnologia, como a do GCount da Gunnebo, podem trazer diversas vantagens às campanhas. Com dados tão apurados, é possível fazer a campanha de marketing ser mais certeira e ter melhores resultados.
Ter acesso às informações precisas sobre o fluxo de pessoas pode fazer a diferença para as campanhas de marketing.
Os horários de visitas, as taxas de conversão de vendas e o aumento do fluxo indicam de que forma o consumidor se comporta e quais são os momentos mais indicados para explorar campanhas de venda. Esses dados podem ser aproveitados pelo time de inteligência de marketing e planejamento de diversas formas:
- Avaliar o retorno das campanhas publicitárias, verificando se estão atraindo mais clientes ao ponto de venda conforme o esperado;
- Apontar quais mídias trazem mais resultados para aumento de as visitas e aumento da taxa de conversão;
- Certificar que mudanças na vitrine estão atraindo mais visitantes e adequar para que ajude nas vendas;
- Adequar a equipe da loja de acordo com os picos de visitas, trazendo um melhor atendimento aos clientes;
- Descobrir se as ações de marketing do shopping também trazem vendas para a loja para qual você está fazendo campanha e analisar se o local onde a loja está inserida faz diferença;
- Usar o histórico de visitas por datas do ano para planejar futuras ações de marketing.
Podemos traçar um paralelo com as métricas já bem conhecidas do mundo online. Assim como número de visitas e taxas de cliques, apontam o caminho para ações digitais, é importante investir na contagem de fluxo de pessoas, com soluções como o GCount, para se ter métricas precisas sobre o fluxo de pessoas na loja física. O Gcount é um investimento simples que pode revolucionar suas campanhas de marketing e entregar ainda mais resultados positivos para o varejista.
Trabalhar a campanha de marketing com mais sabedoria pode ajudar o varejista a enfrentar a crise de maneira mais tranquila e até mesmo vantajosa.
O Contador de Fluxo é um aliado estratégico tanto para os profissionais de marketing quanto para os varejistas que querem melhorar a gestão da sua loja. Invista e saia ganhando.
* Artigo originalmente publicado em 15-03-2016, atualizado em 19-09-2019
Mais matérias sobre o Contador de Fluxo de Pessoas:
Entrevista: Sistemas de contagem de fluxo auxiliam lojistas
Varejista de moda investe em tecnologia para contagem de fluxo de pessoas
Crise no varejo: Como a contagem de fluxo pode ajudar?