As pesquisas afirmam e não há como esconder: as vendas do varejo em 2015 tiveram seu pior resultado desde 2003. O ano ainda não acabou e é natural que os varejistas estejam planejando estratégias para driblar a crise e vender mais nas festas de fim de ano. Um dos fatores que pode ajudar a vender mais é utilizar as informações sobre a entrada e saída de pessoas em sua loja para criar estratégias de marketing.
Uma das medidas mais comuns que os varejistas costumam tomar em momentos de crise são as promoções. Durante o verão e as festas de fim de ano, surgem oportunidades claras de investir neste tipo de ação e é nesta época que surgem os cartazes de desconto, promoções “Leve 3, Pague 2” e dias específicos para vendas de determinados produtos a baixo preço.
Segundo a Alshop (Associação de Lojistas de Shoppings), em uma matéria da Folha de São Paulo, este movimento focado em promoções está previsto para o varejo brasileiro, porém com menos gastos com publicidade.
Mas não é apenas o marketing e a publicidade que auxiliam estas campanhas e promoções de final de ano. Já existem tecnologias em atividade no mercado que ajudam a organizar melhor as ações de marketing dentro do varejo. É o caso do contador de fluxo, que contabiliza as visitas de clientes às lojas e pode ser utilizado como um grande aliado para criar campanhas e promoções que sejam mais eficientes para o mercado.
Com eficiência comprovada por varejistas que utilizam esta tecnologia em seu dia a dia, o Gatecount, contador de fluxo de pessoas da Gunnebo, quando instalado em um estabelecimento, registra a entrada e saída dos clientes, mostrando quais os horários de pico, quais os horários com menor índice de vendas e permite o cruzamento de informações com outros sitemas para determinar outros índices como a taxa de conversão, por exemplo.
A vantagem de conhecer o fluxo de pessoas em sua loja é garantir que a lucratividade do varejista aumente a partir do uso estratégico destas informações.
O Gatecount identifica, por exemplo, se a taxa de conversão em horários de pico está baixa. Com esta informação em mãos, o varejista pode planejar novas ações, como um novo treinamento e reposicionamento de vendedores para reverter a situação. Além disso, saber os horários com maior fluxo ajuda a organizar melhor a equipe, evitando que clientes fiquem sem atendimento por baixo número de vendedores.
Com a queda nas vendas, é importante investir em soluções que movimentem o varejo considerando os dados de entrada e saída de pessoas nas lojas. Reorganizar as estratégias de marketing a partir de uma análise de informações reais sobre seu negócio é uma das melhores maneiras de garantir que a lucratividade aumente, mesmo em tempos de crise.
Para conhecer melhor as vantagens do Gatecount, acesse aqui nossa página.
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